Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estadual tem professor selecionado para a Escola de Física do CERN 2012


Professor de Física da Escola Estadual Prof. Francisco de Assis Dias Ribeiro, é selecionado para participar da Escola de Física – CERN 2012, em Genebra, na Suíça. Que ocorrerá entre 26 a 31 de agosto de 2012. Visitando inicialmente o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - em Lisboa, Portugal, nos dias 23 e 24 de agosto.


Dos 30 brasileiros selecionados, 03 são  do estado do Rio Grande do Norte, o prof.  Amadeu Albino Júnior (IFRN - Natal), o prof. Anderson Guimarães Guedes (Escola Estadual Profª Josefa Sampaio - Natal) e o prof. Wandeburg Monteskier Costa da Silva (Estadual - Santa Cruz).


O professor Wandeburg Monteskier, destaca que a atividade de levar professores brasileiros ao CERN é coordenada pela SBF - Sociedade Brasileira de Física, através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino, em parceira com o CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E financiado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES. 
E informa também, que os professores brasileiros têm ido ao CERN no Programa original dos Professores Portugueses, graças à oportunidade gerada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - em Lisboa) de Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países de fala portuguesa na Escola de Física do CERN, originalmente restrita para professores portugueses. Conforme orientação do professor Nilson Marcos Dias Garcia, Coordenador da ida de professores brasileiros na Escola de Física do CERN 2012, pela SBF. 

Iniciativa coordenada pela SBF permite que docentes do Ensino Médio das redes pública e privada visitem maior laboratório de física de partículas do mundo

cern-2011-pqnoDepois de uma semana no mais importante laboratório de física de partículas do mundo, 20 professores de Ensino Médio de escolas espalhadas por todo o Brasil voltarão cheios de histórias para contar. O evento é a Escola de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nucleares), que acontece todos os anos, com coordenação da participação brasileira pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Originalmente voltado para professores de Portugal, em 2009 ele foi expandido para atender a todos os países lusófonos.

Na edição de 2011, realizada entre 4 e 9 de setembro, foram 40 professores portugueses, 10 africanos e asiáticos (de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor) e 20 brasileiros. "São todos professores que atuam somente ou preponderantemente no Ensino Médio", afirma Nilson Marcos Dias Garcia, professor do Departamento de Física do Campus Curitiba da UTFPR e ex-Secretário de Ensino da SBF, que chefiou a delegação brasileira. "Dos participantes deste ano, 13 são professores da rede estadual, 4 da rede federal e 3 de escolas particulares."

O financiamento do programa é feito pela CAPES Educação Básica e conta ainda com o apoio do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

"Os professores brasileiros têm estado muito entusiasmados e empolgados com a oportunidade", destaca Garcia. "O programa consiste em aulas sobre física de partículas e sobre o funcionamento dos equipamentos e processos do CERN, na parte da manhã, e de visitas aos laboratórios e experimentos, à tarde."

O CERN fica na fronteira entre a Suíça e a França, nas proximidades de Genebra. É ele que abriga o LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, destinado a recriar, em suas colisões, condições similares às que existiram nos primeiros instantes de vida do Universo.

E nem só de física vive a visita. "Dentro da programação, o grupo também visitou partes importantes da cidade de Genebra", revela Garcia. Com isso, a expectativa é que eles voltem ao Brasil com bagagem suficiente para contagiar seus alunos com o que há de mais empolgante na física contemporânea. Em contrapartida, o CERN espera que colocar seus pesquisadores em contato com professores os motive a se engajar mais ativamente em atividades de divulgação científica.

Desejamos ao nosso professor que aproveite o máximo que poder a sua ida a Europa, e que possa trazer grandes novidades na area de ciência e tecnologia para serem divulgadas em nossa escola.
 

0 comentários:

Postar um comentário