1)Seguem abaixo alguns trechos de uma
matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos
de um morador de Barcelona (Espanha),
relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o
ambiente.
I. “Apenas no banho
matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois
terá que ser tratada. Além disso, a
água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3
milhões de calorias), e para gerar
essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma
maneira....”
II. “Na hora de ir para o
trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro
libera 90 gramas do venenoso monóxido
de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênio ... Ao
mesmo tempo, o carro consome
combustível equivalente a 8,9 kwh.”
III. “Na hora de recolher
o lixo doméstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente 240
gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 55 gramas de
metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas de vidro.”
01) No trecho I, a matéria
faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações
abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais
plausível é a de que a água:
a) passa por peneiração,
cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.
b) passa por cloração e
destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser
ingerida.
c) é fervida e clorada em
reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos
consumidores.
d) passa por decantação,
filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos
consumidores.
e) não pode ser tratada
devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.
02) Com referência ao
trecho II, pode-se afirmar que:
a) Um automóvel produz
monóxido de carbono pelo fato de que a queima dos combustíveis utilizados não é
completa.
b) Pode-se concluir que o
automóvel em questão não utiliza o álcool como combustível.
c) A produção de óxido de
nitrogênio contribui para a chuva ácida.
d) O texto está
equivocado, pois os óxidos de nitrogênio lançados na atmosfera não têm qualquer
relação com o automóvel.
e) Caso o automóvel fosse
elétrico, não poluiria o ambiente com monóxido de carbono, mas lançaria ao ar
radiações eletromagnéticas prejudiciais à saúde.
3) Um dos danos ao meio ambiente diz
respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:
I. Monumento Itamarati -
Brasília (mármore).
II. Esculturas do
Aleijadinho - MG (pedra sabão contém carbonato de cálcio).
III. Grades de ferro ou
alumínio de edifícios.
A ação da chuva ácida pode acontecer
em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
4) Com relação aos efeitos
sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. As chuvas
ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria
a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas
ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento
de certos vegetais.
III. As chuvas
ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas
está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
5) No processo de fabricação de pão,
os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma
porção de massa em forma de “bola” e a mergulham num recipiente Glicose álcool comum gás carbônico
com água, aguardando que ela suba,
como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando
isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno.
Um professor de Química explicaria
esse procedimento da seguinte maneira:
“A bola de massa torna-se menos densa
que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve-se à fermentação, processo
que pode ser resumido pela equação:
C6H12O6 → 2 C2H5OH
+ 2 CO2 +
energia
GLICOSE ALCOOL GÁS CARBÔNICO
Considere as afirmações abaixo.
I A fermentação dos
carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da
existência de qualquer organismo vivo.
II Durante a
fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em
cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir.
III A fermentação
transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a
água, a bola de massa sobe.
Dentre as afirmativas, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) II e III estão corretas.
e) III está correta.
6) No ciclo da água, usado para
produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol,
evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada,
corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A
eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em
motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado
na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água.
Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser
destacados:
a) Aumento do nível dos oceanos e
chuva ácida.
b) Chuva ácida e efeito estufa.
c) Alagamentos e intensificação do
efeito estufa.
d) Alagamentos e desequilíbrio da
fauna e da flora.
e) Alteração do curso natural dos rios
e poluição atmosférica.
7) Segundo uma organização
mundial de estudos ambientais, em 2025, “duas de cada três pessoas viverão
situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de
consumo do produto.” Uma alternativa adequada e viável para prevenir a
escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) Desenvolver processos de
reutilização da água.
b) Explorar leitos de água
subterrânea.
c) Ampliar a oferta de
água, captando-a em outros rios.
d) Captar águas pluviais.
e) Importar água doce de
outros estados.
8) Segundo uma organização
mundial de estudos ambientais, em 2025, “duas de cada três pessoas viverão
situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de
consumo do produto.” Uma alternativa adequada e viável para prevenir a
escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) Desenvolver processos de
reutilização da água.
b) Explorar leitos de água
subterrânea.
c) Ampliar a oferta de
água, captando-a em outros rios.
d) Captar águas pluviais.
e) Importar água doce de
outros estados.
9) Em usinas
hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas
eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na
conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão
elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o
fato de:
a) não provocarem impacto
ambiental.
b) independerem de
condições climáticas.
c) a energia gerada poder
ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia
renováveis.
e) dependerem
das reservas de combustíveis fósseis.
10) O botulismo,
intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas
produzidas por certas
bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por Ph
inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 1000C,
concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como
aditivos.
A ocorrência de casos
recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a
fabricação e
comercialização do
produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva,
encontram-se as seguintes informações:
I. Ingredientes: Palmito
açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;
II. Produto fabricado
conforme as normas da ANVISA;
III. Ecologicamente
correto.
As informações do rótulo
que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em:
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
11) Produtos de limpeza,
indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de
acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter
misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:
A mistura
ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus
olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo
à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.
O trecho sublinhado
poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:
a) As substâncias químicas
presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
b) Com a mistura química,
houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
c) As substâncias sofreram
transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
d) Com a mistura, houve transformação
química que produziu rapidamente gases tóxicos.
e) Com a mistura, houve
transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.
12) Entre os procedimentos
recomendados para reduzir acidentes com produtos de
limpeza, aquele que deixou
de ser cumprido, na situação discutida na questão anterior, foi:
a) Não armazene produtos
em embalagens de natureza e finalidade diferentes das originais.
b) Leia atentamente os rótulos e evite
fazer misturas cujos resultados sejam desconhecidos.
c) Não armazene produtos
de limpeza e substâncias químicas em locais próximos a alimentos.
d) Verifique, nos rótulos
das embalagens originais, todas as instruções para os primeiros socorros.
e) Mantenha os produtos de
limpeza em locais absolutamente seguros, fora do alcance de crianças
13) Considerando a riqueza
dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em
nosso país poderia ser
motivada por
a) reduzida área de solos
agricultáveis.
b) ausência de reservas de
águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de
grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia
para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e
desperdício no consumo.
14) Um grupo de
estudantes, saindo de uma escola, observou uma pessoa catando latinhas
de alumínio jogadas na
calçada. Um deles considerou curioso que a falta de civilidade de quem deixa lixo
pelas ruas acaba sendo útil para a subsistência de um desempregado. Outro
estudante comentou o significado econômico da sucata recolhida, pois ouvira
dizer que a maior parte do alumínio das latas estaria sendo reciclada. Tentando
sintetizar o que estava sendo observado, um terceiro estudante fez três
anotações, que apresentou em aula no dia seguinte:
I. A catação de latinhas é
prejudicial à indústria de alumínio;
II. A situação observada
nas ruas revela uma condição de duplo desequilíbrio: do ser humano
com a natureza e dos seres
humanos entre si;
III. Atividades humanas
resultantes de problemas sociais e ambientais podem gerar reflexos
(refletir) na economia.
Dessas afirmações, você
tenderia a concordar, apenas, com
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II
e) III
15) Os gases liberados pelo esterco e
por alimentos em decomposição podem conter
sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de
ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com
base em tal fato, foram feitas as
seguintes afirmações:
I. Gases tóxicos podem ser produzidos
em processos naturais;
II. Deve-se evitar o uso de esterco
como adubo porque polui o ar das zonas rurais;
III. Esterco e alimentos em
decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S).
Está correto, apenas, o que se afirma
em
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III
16) A chuva em locais não poluídos é
levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição
são altos, os valores do pH da chuva
podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de
“chuva ácida”. Este tipo de chuva
causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura,
monumentos históricos, entre outras. A acidez da chuva está relacionada ao pH
da seguinte forma: concentração hidrogeniônica = 10 – pH , sendo que o pH pode
assumir valores entre 0 e 14. Ao realizar o monitoramento do pH da chuva de
Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de1998, um centro de pesquisa
coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela:
Mês amostra pH
Março 6ª
4
Abril 8ª 5
Abril 14ª 6
Maio 18ª
7
A análise da fórmula e da tabela
permite afirmar que:
I. da 6ª para 14ª amostra ocorreu um
aumento de 50% na acidez.
II. a 18ª amostra é a menos ácida
dentre as expostas.
III. a 8ª amostra é dez vezes mais
ácida que a 14ª.
IV. as únicas amostras de chuvas
denominadas ácidas são a 6ª e a 8ª.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
17) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo
continuamente as águas dos
rios?
Essa questão já foi
formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que:
a) a evaporação da água dos oceanos e
o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam
no mar.
b) a formação de geleiras
com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam
no mar.
c) as águas dos rios
provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a
vazante.
d) o volume de água dos
rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao
receber sal marinho.
e) as águas dos rios
afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme
pressão resultante da coluna de água.
18) Ferramentas de aço podem sofrer
corrosão e enferrujar. As etapas químicas que
correspondem a esses processos podem
ser representadas pelas equações:
Uma forma de tornar mais
lento esse processo de corrosão e formação de ferrugem é engraxar as
ferramentas. Isso se justifica porque a graxa proporciona
a) lubrificação, evitando
o contato entre as ferramentas.
b) impermeabilização, diminuindo seu
contato com o ar úmido.
c) isolamento térmico,
protegendo-as do calor ambiente.
d) galvanização, criando
superfícies metálicas imunes.
e) polimento, evitando
ranhuras nas superfícies.
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