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domingo, 15 de julho de 2012

questões do primeiro ano para o provão


1)Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos
de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o
ambiente.
I. “Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois
terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3
milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma
maneira....”
II. “Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro
libera 90 gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênio ... Ao
mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a 8,9 kwh.”
III. “Na hora de recolher o lixo doméstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente 240 gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas de vidro.”
01) No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:

a) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.
b) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingerida.
c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores.
d) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos consumidores.
e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.

02) Com referência ao trecho II, pode-se afirmar que:

a) Um automóvel produz monóxido de carbono pelo fato de que a queima dos combustíveis utilizados não é completa.
b) Pode-se concluir que o automóvel em questão não utiliza o álcool como combustível.
c) A produção de óxido de nitrogênio contribui para a chuva ácida.
d) O texto está equivocado, pois os óxidos de nitrogênio lançados na atmosfera não têm qualquer relação com o automóvel.
e) Caso o automóvel fosse elétrico, não poluiria o ambiente com monóxido de carbono, mas lançaria ao ar radiações eletromagnéticas prejudiciais à saúde.

3) Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:
I. Monumento Itamarati - Brasília (mármore).
II. Esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão contém carbonato de cálcio).
III. Grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
4) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.

5) No processo de fabricação de pão, os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção de massa em forma de “bola” e a mergulham num recipiente Glicose   álcool comum gás carbônico
com água, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno.


Um professor de Química explicaria esse procedimento da seguinte maneira:
“A bola de massa torna-se menos densa que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve-se à fermentação, processo que pode ser resumido pela equação:

C6H12O6   2 C2H5OH    +    2 CO2     +    energia
GLICOSE         ALCOOL      GÁS CARBÔNICO

Considere as afirmações abaixo.
I A fermentação dos carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da existência de qualquer organismo vivo.
II Durante a fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir.
III A fermentação transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a água, a bola de massa sobe.

Dentre as afirmativas, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) II e III estão corretas.
e) III está correta.

6) No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:
a) Aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.
b) Chuva ácida e efeito estufa.
c) Alagamentos e intensificação do efeito estufa.
d) Alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.
e) Alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

7) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, “duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.” Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) Desenvolver processos de reutilização da água.
b) Explorar leitos de água subterrânea.
c) Ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) Captar águas pluviais.
e) Importar água doce de outros estados.

8) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, “duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.” Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) Desenvolver processos de reutilização da água.
b) Explorar leitos de água subterrânea.
c) Ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) Captar águas pluviais.
e) Importar água doce de outros estados.

9) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.
10) O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas
produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por Ph inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 1000C, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos.
A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e
comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:

I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;
II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA;
III. Ecologicamente correto.
As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em:
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

11) Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:
A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.
O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:
a) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
b) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
c) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
d) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.
e) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

12) Entre os procedimentos recomendados para reduzir acidentes com produtos de
limpeza, aquele que deixou de ser cumprido, na situação discutida na questão anterior, foi:
a) Não armazene produtos em embalagens de natureza e finalidade diferentes das originais.
b) Leia atentamente os rótulos e evite fazer misturas cujos resultados sejam desconhecidos.
c) Não armazene produtos de limpeza e substâncias químicas em locais próximos a alimentos.
d) Verifique, nos rótulos das embalagens originais, todas as instruções para os primeiros socorros.
e) Mantenha os produtos de limpeza em locais absolutamente seguros, fora do alcance de crianças

13) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em
nosso país poderia ser motivada por
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

14) Um grupo de estudantes, saindo de uma escola, observou uma pessoa catando latinhas
de alumínio jogadas na calçada. Um deles considerou curioso que a falta de civilidade de quem deixa lixo pelas ruas acaba sendo útil para a subsistência de um desempregado. Outro estudante comentou o significado econômico da sucata recolhida, pois ouvira dizer que a maior parte do alumínio das latas estaria sendo reciclada. Tentando sintetizar o que estava sendo observado, um terceiro estudante fez três anotações, que apresentou em aula no dia seguinte:
I. A catação de latinhas é prejudicial à indústria de alumínio;
II. A situação observada nas ruas revela uma condição de duplo desequilíbrio: do ser humano
com a natureza e dos seres humanos entre si;
III. Atividades humanas resultantes de problemas sociais e ambientais podem gerar reflexos
(refletir) na economia.
Dessas afirmações, você tenderia a concordar, apenas, com
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II
e) III

15) Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem conter
sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com
base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Gases tóxicos podem ser produzidos em processos naturais;
II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais;
III. Esterco e alimentos em decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S).
Está correto, apenas, o que se afirma em
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III

16) A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição
são altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de
“chuva ácida”. Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos históricos, entre outras. A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma: concentração hidrogeniônica = 10 – pH , sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14. Ao realizar o monitoramento do pH da chuva de Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela:
Mês       amostra pH
Março               4
Abril                 5
Abril       14ª        6
Maio      18ª        7
A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que:
I. da 6ª para 14ª amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez.
II. a 18ª amostra é a menos ácida dentre as expostas.
III. a 8ª amostra é dez vezes mais ácida que a 14ª.
IV. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a 6ª e a 8ª.
São corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

17) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos
rios?

Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que:

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.
b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.
d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.
e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

18) Ferramentas de aço podem sofrer corrosão e enferrujar. As etapas químicas que
correspondem a esses processos podem ser representadas pelas equações:

Uma forma de tornar mais lento esse processo de corrosão e formação de ferrugem é engraxar as ferramentas. Isso se justifica porque a graxa proporciona
a) lubrificação, evitando o contato entre as ferramentas.
b) impermeabilização, diminuindo seu contato com o ar úmido.
c) isolamento térmico, protegendo-as do calor ambiente.
d) galvanização, criando superfícies metálicas imunes.
e) polimento, evitando ranhuras nas superfícies.




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