Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

terça-feira, 31 de julho de 2012

texto 2 sobre o ciclo da água segunda atividade de Meteorologia I

  A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentesestados - sólido líquido e gasoso.
   Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água ma atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
   Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
   Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.
   Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde e onde ela é muito mais preciosa de que onde ela é muito abundante

Precipitação, infiltração, combustão, transpiração, respiração e evaporação.A água, o bem mais precioso do nosso planeta, é composta por dois átomos de hidrogênio em união com um átomo de oxigênio, constituindo assim a molécula H2O. Segundo especialistas, cerca de 70% de nosso território terrestre é coberto por água, sendo aproximadamente 3% deste volume água doce, que dão origem as geleiras polares e também as neves encontradas nas rochas montanhosas. São nos oceanos que reúnem-se o maior número deste elemento, sendo 97,5% de sua disponibilidade, em águas salgadas.
Importante para todos os seres vivos, possui papel essencial na natureza, pois opera nos três estados físicos: sólido – geleiras, líquido – oceanos e rios e gasoso – vapor d’água na atmosfera biológica.

Ciclo da água hidrológico

Molécula de água.O ciclo da água recebe o nome cientificamente de ciclo hidrológico, ou seja, refere-se à permutação que ocorre continuamente da água em nossa hidrosfera, á águapresente no solo, às águas superficiais, subterrâneas e aquelas encontradas no interior das plantas. A ciência específica para esse estudo é chamada de Hidrologia.

Ciclo da água processos

A água movimenta-se periodicamente através de diversas regiões em seu ciclo, podendo ocorrer das seguintes maneiras: evaporação – transformação do estado líquido para o gasoso, precipitação – através da condensação do vapor de água vinda do ar e se infiltrando na terra ou nos mares, infiltração – processo da água se infiltrar no solo, transpiração – modo como a água contida nos organismos vivostransporta-se para a atmosfera, escoamento – de maneira superficial escoando a terra, atingindo em grande parte o solo e o mar, condensação – conversão do vapor d’água em nuvens e evapotranspiração – que é o processo em que as plantas absorvem a água caída na terra, devolvendo-a para a atmosfera através da evaporação direta ou transpiração.

Ciclo da água resumo

Ciclos da água.Por meio da evaporação direta, a água transfere-se da superfície terrestre para a atmosfera, transformando-se de estado líquido para o estado gasoso. Neste processo, guarda energia solar dentro de sua molécula de vapor, enquanto vai subindo, sendo assim evaporizada. Logo após, é transportada para os oceanos, iniciando sua condensação.
Ao ser condensada, regressa a terra através das chuvas, neve ou granizo, que ocorre de acordo com a rotação terrestre e das correntes atmosféricas. Sendo devolvida ao solo, segue seus diferentes rumos, como: evaporação, infiltração, originando assim novamente o seu andamento hidrológico.
O ciclo da água, é um dos aspectos mais importantes para a sua preservação do meio ambiente, pois auxilia no funcionamento correto dos organismos das plantas, animais, seres humanos, enfim, todos seres viventes. É essencial preservá-la, pois contribui para a regulação do clima, reciclagem dos nutrientes, regulação dos fluxos hidrológicos, produçãode energia, diluição de afluentes e também em nossos diversos aspectos de recreação e lazer.

Assuntos Relacionados


0 comentários:

Postar um comentário