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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

texto para leitura e construção de resumo - terceiro ano


TEXTO – 1                              O CLIMA E A ENERGIA -  para alunos dos terceiros e segundos anos

O CLIMA E OS REURSOS NATURAIS
Chamamos de recurso natural qualquer recurso da natureza que o homem pode usar em seu  favor. Desde a  época em que vivia em caverna o homem tem se apropriado dos recursos  da natureza para sobreviver. Com o passar do tempo aprendeu a transformar os recurso extraídos da natureza. O clima é um importante recurso  natural  a disposição do homem  pois é um fator determinante para o desenvolvimento das sociedades. Determinando a distribuição das águas dos  animais e vegetais pelo globo. As atividades agrícolas e o rendimento das colheitas dependem fundamentalmente além do tipo de solo,  das manifestações  do tempo. Asseguir estão representadas as principais formas de energias geradores de eletricidades e que dependem essencialmente de fatores climáticos.
ENERGIA HIDROELÉTRICA
A geração de energia hidroelétrica depende da geografia dos rios e do fluxo de água e este do comportamento do tempo A ocorrência da precipitação  anual é um fator determinante para a implantação de uma hidroelétrica. O rio São Francisco por exemplo, apesar de estar localizado numa região semi-árida onde a média anual de chuva é 500mm, nasce em minas gerais onde a média pluviométrica é 1300mm anuais e é no Nordeste onde esse rio realiza os maiores benefícios  econômica e energeticamente em função  de atividades agricultáveis e energéticas com as usinas Xingó e Paulo Afonso.
Como 90% do território brasileiro localiza-se em região de planalto por isso as possibilidades de produção de eletricidade nesses moldes é enorme. Apesar  de ser um a forma renovável e não poluente de energia, a construção dessas barragens provoca modificações bruscas na vida dos nativos com alterações no microclima, reprodução de peixes, e inundações de grandes áreas.

ENERGIA EÓLICA
Já n´século XVI o vento era utilizado como importante fonte de energia para impulsionar embarcações. Mas hoje em dia há no mundo e aqui mesmo no RN importantes parques eólicos para produzir eletricidade. Nos EUA no estado da California existem mais de 17000 turbinas capazes de abastecer uma cidade como São Francisco.
ENERGIA SOLAR
A radiação solar é cada vez mais aproveitada  na geração de energia elétrica, além  de ser assim como a energia eólica e hidroelétrica, inesgotável e limpa. Algumas regiões como o Arizona(EUA), norte da Africa e nordeste do Brasil são excelentes na produção desse tipo de energia. Essas características deverão fazer dessas regiões no futuro grandes produtores no mundo.
A suave presença de uma brisa pode ensinar muito mais do que se presume. A brisa é uma prova de que a atmosfera terrestre está em constante movimento. Ela tem uma razão de ser como todo fenômeno natural. A brisa é uma forma de vento causado por diferenças na temperatura entre o continente e a água do mar. Isso acontece devido o calor específico da água ser maior do que a do continente, com isso há uma diferença de temperatura entre o ar próximo ao continente(mais quente) e o ar na superfície da água. Isso gera uma diferença de pressão atmosférica, assim onde a temperatura estiver maior, a pressão atmosférica será menor. Isso ocasionará uma corrente de ar chamada vento que deverá equilibrar essa diferença de temperatura. Soprando do mar para o continente. Isso é o que chamamos de brisa marítima. O inverso ocorre a noite quando o continente resfria-se mais rapidamente do que o mar dando origem a brisa terrestre. Para que isso ocorra devemos lembrar que o sol é  a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera através da emissão de energia de radiação eletromagnética. É  a distribuição irregular dessa energia na superfície da terra que gera os correntes oceânicas o os ventos que têm a função de transportar calor dos trópicos para os polos. Como  os trópicos recebem mais calor do que os polos, massas de ar frio destes se deslocam para as regiões equatoriais que são zonas de baixa pressão.
O MOVIMENTO DAS MOLÉCULAS
Quando uma molécula recebe energia em forma de radiação,  essa energia é transformada em movimento molecular causando o aumento de temperatura. O vapor d’agua tem um alto indece de absorção da radiação solar juntamente com o dióxido de carbono e o ozônio. O vapor d’agua representa a maior parte dos 19% da radiação solar absorvida na atmosfera e é responsável pela maior parte da absorção da radiação infravermelha liberada pela terra> esse fenômeno ocorre na troposfera onde existe uma maior quantidade de vapor d’agua. O dióxido de carbono por sua vez embora consista apenas em 0,038% da atmosfera, desempeha também outra função essencial no processo de fotossíntese além de influenciar no fluxo de energia na atmosfera.

SERÁ QUE O HOMEM PODE MODIFICAR O CLIMA?
Apesar de ainda não ser possível para o homem alterar  o clima em escala global, ele já tem conseguido modifica-lo em escala local provocando a precipitação de chuvas por nucleação de nuvens cúmulo-nimbo. Essa técnica tem sido utilizada desde os anos 40 em países como EUA e Brasil. A nucleação consiste em lançar substâncias como gelo seco e iodeto de prata para estimular o procçesso de coalescência e portanto o de precipitação das chuvas. No entanto, no que se refere ao processo custo benefício,  essa técnica tem se mostrado muito complexa  o que leva a comunidade científica a admitir que essa não é a melhor saída para resolver a seca no mundo. Uma outra técnica,  seria a absorção da energia solar por partículas de carbono lançadas  na atmosfera e que seriam uma fonte artificial de calor responsável por ativar  a evaporação e a formação de nuvens de chuvas. No Brasil essa técnica foi considerada em 1980 visando mudar o clima seco da região Nordeste. O procedimento consistia em queimar uma grande quantidade de petróleo sobre o oceano afim de criar ao longo da costa brasileira uma nuvem de carbono de 40000 km2 e espessura de 500m. As partículas de carbono ao absorverem a energia térmica do sol elevariam a temperatura da atmosfera  local em 8 graus celsius elevando a evaporação e a convecção sobre os oceanos com a formação de nebulosidade e chuvas levadas pelos ventos para o continente. No entanto, felizmente o projeto nunca chegou a ser testado. Outras técnicas já foram sugeridas como redução do albedo(diminuição da reflexividade) afetando o equilíbrio térmico da baixa troposfera em área próxima a superfície líquida, para tanto seria preciso espalhar material negro  como o asfalto em área próxima a reservatórios de água, isso provocaria uma maior absorção de energia e portanto, um acúmulo maior de calor   que estimularia as correntes convectivas provocando a formação de nebulosidade.
O REFLORESTAMENTO ORIENTADO
Baseia-se no princípio da interação entre a biosfera e a atmosfera. Essa técnica propõe a implantação de barreiras verdes próximas  a áreas desertificadas. Tal procedimento ocasionaria várias consequências como bloqueio na expansão da areia, redução da erosão e escoamento superficial, além de estímulos a precipitação de chuvas. Essa técnica foi usada nos anos 30 quando o oeste dos EUA passou por uma séria crise ambiental, mas os resultados não foram os esperados. Por tudo isso uma das melhores soluções encontradas para resolver o problema da seca  em regiões como o Nordeste brasileiro será a transposição da água dos rios  perenes para  lugares que necessitem da água. No Brasil há atualmente um mega projeto que já está canalizando a água do velho Chico para estados como RN,PB,CE e PB.
O CICLO DO CARBONO
O ciclo do carbono é o motor químico responsável por fornecer energia  e massa a maior parte  de vida na terra  além de estar relacionado com a regulação da atmosfera e consequentemente da dinâmica do clima. O carbono participa do ciclo terrestre e do marinho, ambos com um reservatório comum: a atmosfera.
         Antes da revolução industrial mais precisamente no ano de 1750, a conc. de , na atmosfera era de 280 ppmv, ou seja 0,028% da composição do ar seco . Atualmente essa conc. é de 380ppmv, isso tem ocorrido devido a grande quantidade de queimadas de florestas e queima de combustíveis fósseis realizadas pelo ser humano.
No ciclo terrestre do carbono as plantas retiram CO2 da atmosfera em um processo conhecido como fotossíntese através da produtividade primária aproveitando energia para as folhas, caule e raízes. Um percentual de 50% é usada para a manutenção da planta e  a outra é liberada na atmosfera. Apesar da quantidade global de carbono armazenada nas plantas ser relativamente pequena em relação a armazenada nos oceanos e nos combustíveis fósseis, ela pode através de queimadas e desmatamentos, aumentar ou diminuir na atmosfera.
As plantas que morrem e apodrecem são consumidas por herbívoros e bactérias  e consumidas  Nos dois primeiros casos, esse carbono passam a compor o corpo dos consumidores. Esses microorganismos  e animais também liberam CO2 para atmosfera através da respiração heterotrófica. Perturbações como tempestades e aquecimento global aceleram o processo de respiração e portanto o aumento do volume de CO2.
O ciclo marinho se da nas trocas de CO2 entre os oceanos e a atmosfera por meio de um processo químico de difusão que depende fundamentalmente da diferença de temperatura  entre esses dois reservatórios de carbono. Quando a temperatura dos oceanos é baixa há absorção do CO2 que tende a ocupar as partes mais profundas, e compor o fitoplancton que é entra na cadeia alimentar sendo consumido pelos zooplanctons, mas quando a temperatura é alto o CO2 é liberado para a atmosfera. No entanto, a maior taxa de absorção de CO2 na parte continental ocorre em regiões de clima quente onde estão localizadas as florestas tropicais. tório O volume de carbono presente na atmosfera faz dele o maior reservatório do planeta.



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