Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

terça-feira, 18 de setembro de 2012

OBA - chegou a olimpiada brasileira de astronomia.

Login escolas
Login instituições astronômicas
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Olimpíada Brasileira
de Astronomia e Astronáutica
Página InicialIntranet - Acesso RestritoExtranet - Acesso Restrito
Destaque geral / 18/09/2012
CONSULTAS AO QUADRO DE MEDALHAS DA XV OBA ESTÃO LIBERADAS!
Bem vindo à página da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA), a qual também hospeda a página da MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG), antiga Olimpíada Brasileira de Foguetes, e a página da OLIMPÍADA LATINO AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OLAA).

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, OBA, está em festa, pois em 2012 completamos QUINZE ANOS de atividades ininterruptas. A XV OBA foi realizada na sexta-feira, dia 11 de maio de 2012.   

A MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES é realizada pela mesma equipe organizadora da OBA, porém sem a participação da Eletrobras Furnas e da Agência Espacial Brasileira. Em 2012 realizaremos a VI MOSTRA DE FOGUETES. Todos os detalhes da VI MOSTRA DE FOGUETES estão na carta convite enviada a todas as escolas cadastradas ou que se cadastrarem na OBA. Para participar da MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG) é preciso preencher a mesma ficha de cadastro da OBA.    

A OLIMPÍADA LATINO AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OLAA) é organizada pelo país na qual ela é realizada. Em 2009 e 2011 foi no Brasil, em 2010 foi na Colômbia e em 2012 será novamente na Colômbia    .

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA.

Já estão públicos as provas e gabaritos da XV OBA de 2012. Os prazos para a digitação das notas dos participantes da XV OBA e os alcances dos foguetes dos participantes da VI MOBFOG estão detalhados na carta circular que acompanhou as provas, ou em nosso link de datas importantes da página inicial da OBA. Emails esclarecendo dúvidas sobre algumas questões estão, como sempre, em nosso “arquivo de e-mails”.   

Com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física, a OBA tem organizado os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA) em diversos lugares do Brasil. Em 2009 realizamos três EREAs (Foz do Iguaçu, PR, Bauru, SP, e Sobral, CE,). Em 2010 realizamos nove EREAs nas cidades: Porto Alegre, RS, Iepê, SP, Limoeiro do Norte, CE, Caucáia, CE, Foz do Iguaçu, PR, Toledo, PR, Campo Grande, MS, São Carlos, SP, Recife, PE. Em 2011 realizamos outros 12 EREAs nas cidades: São Paulo, SP, Jaraguá do Sul, SC, Santo André, SP, Ji Paraná, RO, Belo Horizonte, MG, Ponta Grossa, PR, Ubatuba, SP, Pato Branco, PR, Cascavel, PR, Pelotas, PR, Assis, SP, Arapoti, PR. Em 2012 já realizamos os EREAs de: Feira de Santana, BA, Pinhais, PR e em breve Maringá, PR e Belo Horizonte, MG. O histórico de todos os EREAs já realizados e dos próximos podem ser encontrados em www.erea.ufscar.br. Para organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com o coordenador dos EREAs, Prof. Dr. João B.G. Canalle.

Clique em “continuar”  para ler, entre outras coisas, a carta convite para participar da VI Mostra Brasileira de Foguetes.

[ Continua » ]


0 comentários:

Postar um comentário