Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

sábado, 20 de outubro de 2012

 

Questões do Enem trazem resposta no enunciado; veja outros truques de interpretação de texto

17/10/2012
Está se preparando para o Enem 2012? Confira algumas dicas que podem garantir um ótimo desempenho no exame. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro

6

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Cabe ao estudante ler o material observando tipo de linguagem, estrutura, conceitos e articulação de ideias
 
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que cobra muita interpretação de texto. Independentemente do texto que será utilizado nas questões do exame, os candidatos devem ficar atentos a alguns detalhes presentes nos enunciados das questões.
 
» 50 links essenciais para o Enem 2012
» 367 dicas indispensáveis para a redação do Enem 2012
» 200 dicas para revisar a 30 dias do Enem 2012
 
Ao ler uma notícia de jornal sobre desmatamento acompanhada de um gráfico que informa sobre o assunto, o aluno precisa identificar as informações mais importantes da notícia e relacioná-las com as informações do gráfico. Desta forma, desenvolverá habilidades distintas de interpretação em uma única atividade como, por exemplo, analisar os textos, identificar as informações mais importantes, comparar os dados, relacionar os textos e as informações, levantar hipóteses e tirar suas conclusões, entre outras coisas.
 
De acordo com os professores William Roberto Cereja e Ciley Cleto, autores do livro “Superdicas para ler e interpretar textos no Enem” (Editora Saraiva, preço: R$ 13,90), todas as informações do texto ou sobre o texto são importantes. Cabe ao estudante ler o material observando tipo de linguagem, estrutura, conceitos e articulação de ideias. “Assim, como diz o próprio Enem, a leitura é uma espécie de arquicompetência que passa e liga todas as áreas do conhecimento”, afirmam eles.
 
Confira a seguir 5 dicas importantes para realizar uma boa interpretação de texto e garantir pontos na prova:

Redação do Enem 2012: 8 dicas para escrever melhor

11/10/2012
Além de ser necessário para seu desenvolvimento acadêmico, escrever bem é uma exigência para qualquer emprego e profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho e nas empresas

5

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Repetição de ideias ou de palavras empobrecem o texto de qualquer candidato
 
Sua habilidade de escrita é uma necessidade e não algo que você deve escolher desenvolver. Ela é necessária para seu sucesso acadêmico e também para o profissional. Para que você escreva bem é necessário bom vocabulário - para que não haja repetição de palavras - e coerência em sua argumentação - para que as ideias expostas no texto façam sentido para o leitor e também gramática correta.
 
» Saiba o que é o texto dissertativo-argumentativo cobrado na redação do Enem
» 367 dicas indispensáveis para a redação do Enem 2012
» Use as cores para se dar bem na redação do Enem; veja como
 
Confira a seguir 8 dicas práticas que podem ajudá-lo a escrever melhor:
 

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 1. Faça uma lista

Para ajudá-lo a organizar as ideias e argumentos que deseja expor em seu texto você pode fazer uma lista com cada idem na ordem correta para que façam sentido e tenham coerência.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 2. Coloque em ordem de importância

Conforme você for desenvolvendo seu texto irá perceber que certos itens de sua lista irão ser descartados. Para facilitar esse processo, faça a lista de maneira que aqueles mais importantes estejam em primeiro lugar e os menos importantes, que podem ser rejeitados, em último lugar.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 3. Tenha argumentos sólidos

Para que seu texto tenha maior credibilidade você deve procurar evidências científicas, estatísticas e outras informações importantes que podem servir como base para sua argumentação.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 4. Faça citações

Dependendo do assunto e formato de texto que estiver redigindo poderá utilizar citações de autores e obras relacionados ao tema que podem enriquecer sua escrita e demonstrar conhecimento mais aprofundado sobre o tema.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 5. Cuidado com repetições

Repetição de ideias ou de palavras empobrecem o texto de qualquer candidato. O “que” usado em exagero também pode prejudicar sua redação.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 6. Use exemplos

Usar exemplos também é uma ótima ferramenta para melhorar seu texto. Você deve evitar, porém, empregar situações ou personalidades muito usadas que já viraram lugar-comum nesse tipo de assunto.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 7. Fuja dos clichês

Um texto que poderia ser excelente perde muito de seus pontos quando apela para clichês em sua argumentação. Sua intenção pode ser positiva, mas o avaliador entenderá como um recurso para “encher linguiça”. Evite expressões como “Desde os primórdios da humanidade”, “Importância vital”, “Caixinha de surpresas”, “Abrir com chave de ouro”, entre outras.  

Redação do Enem – 8 dicas para escrever melhor: 8. Revise

Não escreva sua redação na última hora da prova. Procure fazê-la antes de responder as outras questões de forma que você possa revisá-la depois, antes de entregar. Isso permite que você identifique erros gramaticais ou de raciocínio e faça uma edição final do texto.  
 

 

Como interpretar um texto no Enem: 1 - Leia com atenção

Em algumas questões do Enem, as respostas estão no próprio enunciado. Portanto, leia a questão com atenção e localize as informações necessárias para responder.  

Como interpretar um texto no Enem: 2 - Leia toda a questão mais de uma vez com calma e sem ansiedade

As alternativas da questão indicam que o estudante faça uma segunda leitura de modo mais orientado.  

Como interpretar um texto no Enem: 3 - Estude atualidades

Esteja atualizado com relação aos temas de atualidades do momento, pois grande parte dos textos da prova é retirada de jornais, de revistas e da Internet.  

Como interpretar um texto no Enem: 4 - As respostas esperadas pelo Enem alinham-se a uma postura ética e cidadã

Portanto, as respostas corretas do Enem apresentam uma perspectiva de preservação do meio ambiente, de diversidade cultural, de não preconceito e de respeito aos direitos do cidadão.  

Como interpretar um texto no Enem: 5 - Relacione as informações do texto

Nas situações-problema, relacione as informações comuns aos textos de diferentes linguagens e áreas do conhecimento, pois geralmente o centro da questão está nos pontos comuns entre os textos.  
Na reta final para o Enem 2012, não perca o foco dos seus estudos. A seguir, 10 links indispensáveis para a revisão do Enem 2012:
 
11 dicas dos corretores da redação do Enem 2012
6 coisas que você deve evitar para ter sua redação do Enem 2012 coesa
10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012
O Enem está chegando: 6 dicas de memorização para estudantes
Use as cores para se dar bem na redação do Enem; veja como
Enem 2012 poderá ser verde; entenda
Carlos Drummnond de Andrade é o autor mais cobrado do Enem. Saiba o que estudar sobre o Modernismo
Como usar as cores para estudar para o Enem
Novos temas de atualidades que podem cair no Enem
Todos os mapeamentos do Enem 2012
 
 

Só na China: métodos bem estranhos para evitar que alunos colem nas provas

Por Redação em 20.10.2012 12h16
RSS
Colando na escola
As técnicas chinesas para disciplinar alunos são extremamente rígidas. Nas escolas, não existe colher de chá: quem não estudou, assume todo o problema e aprende, de uma forma ou de outra, a fazer melhor no próximo ano. Veja essas imagens que saíram no site Techeblog:
ChinesesNa China é assim. Quer estudar lá? (Imagem: Techeblog)
Para combater a arte de colar na prova, algumas escolas chinesas preferem organizar seus alunos no pátio, em fileras compridas e muito bem espaçadas umas das outras. Olhar para o lado não adiantaria muito, pois a prova do colega mais próximo está a mais de dois metros de distância. E ai de quem não estudou...
ChinesesMonitoramento com câmeras nas salas de aula e guarda a postos. Não é fácil pra ninguém (Imagem: Techeblog).
Câmeras de segurança são comuns em bancos, lojas, shoppings… mas em escolas? Sim, a tecnologia anti-trapaça nas escolas da China já chegou a tal ponto. O problema são os custos de instalação de um sistema completo de monitoramento, com um guarda especializado em vigiar cada cantinho de cada sala de aula. Exagero ou necessidade?
ChinesesCrianças fazem prova usando capacetes de pastas para não visualizarem o que está ao lado (Imagem: Techeblog)
As escolas que não possuem um pátio muito grande nem conseguem marcar as provas de todos os alunos em dias em que o pátio está livre resolvem o problema da cola de outra maneira: colocando 'capacetes' feitos de pastas na cabeça dos alunos. O dispositivo funciona como as tapas de um animal de tração, o que permite olhar apenas em uma direção, ou melhor, para a prova.
Se um aluno resolver virar a cabeça para espiar a prova do vizinho, chamará bastante a atenção do professor. Afinal, capacetes de pastas não são nada discretos, quanto mais em movimento. Ainda bem que os diretores das escolas não inseriram capacetes de verdade na lista de material escolar das crianças. Ainda.
Será que essa ditadura escolar é mesmo necessária? A China já é famosa no mundo todo pelos seus métodos medonhos de disciplinar crianças, o que para eles é algo extremamente comum e necessário. Formar pessoas sistemáticas e disciplinadas é um mérito, mas talvez isso deva justificar o alto índice de suicídios e distúrbios psiquiátricos em chineses.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/bizarro/Conheca-os-metodos-chineses-para-evitar-que-alunos-colem-nas-provas/#ixzz29spBhWvT
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Semana de Ciência e Tecnologia mostra aplicações da nanotecnologia no cotidiano

No total, 96 instituições públicas e privadas participam do evento
Da Agência Brasil
Publicidade
Imagine um tecido que não molha, uma roupa que pode aquecer ou esfriar de acordo com a variação do tempo ou que também é repelente de insetos. Parece ficção científica, mas esses produtos fazem parte do cotidiano. Eles são apenas alguns dos exemplos do uso da nanotecnologia apresentados aos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que será encerrado no domingo (21), ocorre simultaneamente em várias cidades do país.

Nanociência e a nanotecnologia são termos recentes no mundo da ciência. Eles se referem ao estudo e à manipulação de estruturas minúsculas como moléculas e átomos, ou seja, em escala nanométrica, como explica o físico e pós-doutor em nanotecnologia, Nasser Hasan.
— Imagine um fio de cabelo. Agora, imagine este fio dividido mil vezes. É a escala de trabalho da nanotecnologia.
Hasan é um dos responsáveis pelo Projeto Escola Móvel de Nanotecnologia, do Senai, que pretende disseminar os conhecimentos relativos à nanociência e à nanotecnologia, por meio do contato direto com experimentos e produtos desenvolvidos com o auxílio dessa tecnologia.
— Estamos divulgando para as pessoas o que é a nanotecnologia, muita gente não sabe que ela existe. Queremos mudar isso, mostrar que não é coisa só de cientista.

Entre os experimentos da escola, está um papelão, submetido à manipulação da nanotecnologia, que não absorve água. O estudante do ensino médio, Marcos Nogueira, ficou surpreso com o experimento que simula o tecido impermeável ou hidrofóbico, como chamam os nanocientistas. Ao saber que a tecnologia já é empregada em roupas e calçados, Marcos ficou eufórico.
— Nem imaginava que já vendem roupas assim!

As aplicações da nanotecnologia estão presentes em chips de computador, em cosméticos, na indústria médico-hospitalar, no desenvolvimento de alimentos, ente outras.
— O Brasil não pode ficar sem inovação. Com a nanotecnologia a gente cria inovação e muda a vida das pessoas. Nós queremos motivar as pessoas a entrar nessa área. Hoje é impossível você falar em uma área sem colocar o prefixo nano: nanomedicina, nanofármacos, nanoalimentos.

Com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia engloba debates sobre segurança alimentar e nutricional, energias renováveis, biodiversidade, água, educação, reciclagem e tecnologias. No total, 96 instituições públicas e privadas participam da semana. Os locais e a programação podem ser consultados no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrada é gratuita.


0 comentários:

Postar um comentário