ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIO FURTADO
VISITA AO PLANETÁRIO
Primeira turma de iniciação cientifica
Curso de iniciação a astronomia.
PIBID - IFRN
Bolsista responsável: Jeudi
Medeiros de Souto.
Ø Objetivos da visita: Visitar o
Planetário exposto no Estadual com intenção de fixar os conceitos dados em sala
de aula.
Ø Organização da Classe: Os alunos
devem se dividir em grupos de 5, após a visita ao Planetário ,para escrever um
relatório.No Planetário não haverá divisão em grupos.
Ø Formas de Registro: Anotar os
conceitos importantes vistos no planetário para posterior discussão do assunto
em sala de aula, fotografar e filmar o evento.
Ø Resultados: Os resultados serão
analisados na próxima terça feira onde serão iniciados os trabalhos de
construção do relógio solar.
Ø Conclusões Coletivas:
Apresentação de relatório por grupo em data a ser definida pelo professor.
.
Conteúdo(s)
Relacionados a visita: A gravitação universal e o pensamento relativístico, Formação e composição do Universo, Galáxias, Nebulosas,
Estrelas, o Sol, a Terra e sua diversidade de vida, movimento aparente dos
astros na esfera celeste e as hipóteses Geocêntrica e Heliocêntrica,
instrumentos de observação astronômica, os planetas do Sistema Solar, busca por
vida fora da Terra, unidades de medidas astronômicas.
Quadro de tarefas
TAREFA 1
|
;
Tentar descobrir como podemos construir um planetário didático em nossa
escola( indagar o professor expositor).
O que
mantêm o sistema solar coeso?
|
Desafio 1:
|
Porque
o planeta Júpter é conhecido como um sol que não deu certo?
Afinal de
contas o que é mesmo a gravidade a relatividade?
|
TAREFA 2:
|
tentar
descobrir porque os planetas gasosos são geralmente maiores e estão mais
distantes de sua estrela do que os planetas formados por minerais?
|
DESAFIO 2:
|
Como
podemos saber a distância entre as estrelas?
|
TAREFA 3:
|
Descobrir
de onde vem os meteoros e quais os riscos reais de um deles atingir a terra
de forma catastrófica; como a gravidade pode agir numa eventual
intensificação da interação meteoro x terra? Como a relatividade explica a
gravidade?
|
Questões complementares:
|
1. As estrelas tem brilho próprio
por quê?
2. Por que a terra é azul?
|
Discussão Pedagógica:
|
O sol é
importante para nossa sobrevivência ou podemos viver sem ele? Porque você
acha isso?
|
Desafio 3
|
Qual a diferença entre a energia produzida pela
terra e a produzida pelo sol?
|
questionário
|
Qual é o significado de zona habitável?
O que as estações do ano têm haver com o
movimento de translação da terra?
Qual a relação entre o movimento de precessão da
terra e as estações do ano?
A lua tem movimento de rotação? E se tem porque
vemos sempre a mesma face?
|
Quadro de respostas
Tarefa 1
|
|
Desafio 1
|
|
Tarefa 2
|
|
Desafio 2
|
|
Tarefa 3
|
|
Questões
complementares
|
|
Discussão
pedagógica
|
|
Desafio 3
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
Obs:
|
|
Obs:
|
|
|
|
0 comentários:
Postar um comentário