Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ALUNOS DO VIRGÍLIO - ROTEIRO DE VISITA


ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIO FURTADO

VISITA AO PLANETÁRIO
Primeira turma de iniciação cientifica
Curso de iniciação a astronomia.
PIBID - IFRN

Bolsista  responsável: Jeudi Medeiros de Souto.


Ø  Objetivos da visita: Visitar o Planetário exposto no Estadual com intenção de fixar os conceitos dados em sala de aula.

Ø  Organização da Classe: Os alunos devem se dividir em grupos de 5, após a visita ao Planetário ,para escrever um relatório.No Planetário não haverá divisão em grupos.

Ø  Formas de Registro: Anotar os conceitos importantes vistos no planetário para posterior discussão do assunto em sala de aula, fotografar e filmar o evento.

Ø  Resultados: Os resultados serão analisados na próxima terça feira onde serão iniciados os trabalhos de construção do relógio solar.

Ø  Conclusões Coletivas: Apresentação de relatório por grupo em data a ser definida pelo professor.
.
 

Conteúdo(s) Relacionados a visita: A gravitação universal e o pensamento relativístico, Formação e composição do Universo, Galáxias, Nebulosas, Estrelas, o Sol, a Terra e sua diversidade de vida, movimento aparente dos astros na esfera celeste e as hipóteses Geocêntrica e Heliocêntrica, instrumentos de observação astronômica, os planetas do Sistema Solar, busca por vida fora da Terra, unidades de medidas astronômicas.


















Quadro de tarefas



TAREFA 1
; Tentar descobrir como podemos construir um planetário didático em nossa escola( indagar o professor expositor).

O que mantêm o sistema solar coeso?


Desafio 1:


Porque o planeta Júpter é conhecido como um sol que não deu certo?
Afinal de contas o que é mesmo a gravidade a relatividade?



TAREFA 2:
tentar descobrir porque os planetas gasosos são geralmente maiores e estão mais distantes de sua estrela do que os planetas formados por minerais?

                     DESAFIO 2:
Como podemos saber a distância entre as estrelas?



TAREFA 3:
Descobrir de onde vem os meteoros e quais os riscos reais de um deles atingir a terra de forma catastrófica; como a gravidade pode agir numa eventual intensificação da interação meteoro x terra? Como a relatividade explica a gravidade?
                Questões complementares:

1.  As estrelas tem brilho próprio por quê?
2.  Por que a terra é azul?

Discussão Pedagógica:
O sol é importante para nossa sobrevivência ou podemos viver sem ele? Porque você acha isso?

Desafio 3
Qual a diferença entre a energia produzida pela terra e a produzida pelo sol?
questionário
Qual é o significado de zona habitável?

O que as estações do ano têm haver com o movimento de translação da terra?

Qual a relação entre o movimento de precessão da terra e as estações do ano?


A lua tem movimento de rotação? E se tem porque vemos sempre a mesma face?




Quadro de respostas
Tarefa 1




Desafio 1




Tarefa 2




Desafio 2




Tarefa 3




Questões
complementares




Discussão
pedagógica





Desafio 3




questionário




questionário



questionário



questionário


Obs:

Obs:



0 comentários:

Postar um comentário