VISITA AO PLANETÁRIO
Primeira turma de iniciação cientifica
Curso de iniciação a meteorologia..
Professor responsável: Jeudi Medeiros de Souto.
Ø Objetivos da visita: Visitar o
Planetário exposto no Estadual com intenção de fixar os conceitos dados em sala
de aula.
Ø Organização da Classe: Os alunos
devem se dividir em grupos de 5, após a visita ao Planetário ,para escrever um
relatório. No Planetário não haverá divisão em grupos.
Ø Formas de Registro: Anotar os
conceitos importantes vistos no planetário para posterior discussão do assunto
em sala de aula, fotografar e filmar o evento.
Ø Resultados: Os resultados serão
analisados na próxima sexta feira onde serão iniciados os trabalhos de
construção da nossa estação meteorológica
Ø Conclusões Coletivas: Apresentação
de relatório por grupo em data a ser definida pelo professor.
.
Quadro de tarefas
TAREFA 1
|
; Tentar
descobrir em que a relação entre terra e sol tem haver com o clima do nosso
planeta?
|
Desafio 1:
|
Qual o significado
de latitude, longitude, solstício e equinócio?
|
TAREFA 2:
|
tentar
descobrir porque os planetas gasosos são geralmente maiores e estão mais
distantes de sua estrela do que os planetas formados por minerais?
|
DESAFIO 2:
|
Por que
apesar de marte ser parecido com a terra, não é possível viver lá?
|
TAREFA 3:
|
Tentar
descobrir se há diferença entre efeito estufa e aquecimento global.
|
Questões complementares:
|
1. O que é o fenômeno de
precessão?
2. Por que a terra é azul?
|
Discussão Pedagógica:
|
O sol é
importante para nossa sobrevivência ou podemos viver sem ele? Porque você
acha isso?
|
Desafio 3
|
Qual a diferença entre a energia produzida pela
terra e a produzida pelo sol?
|
questionário
|
Qual é o significado de zona habitável?
O que as estações do ano têm haver com o
movimento de translação da terra?
Qual a relação entre o movimento de precessão da
terra e as estações do ano?
Porque o movimento de translação da terra não
explica as estações?
|
Quadro de respostas
Tarefa 1
|
|
Desafio 1
|
|
Tarefa 2
|
|
Desafio 2
|
|
Tarefa 3
|
|
Questões
complementares
|
|
Discussão
pedagógica
|
|
Desafio 3
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
questionário
|
|
Obs:
|
|
Obs:
|
|
|
|
0 comentários:
Postar um comentário