Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

domingo, 9 de dezembro de 2012

questões para provão 1,2 e 3 anos


História de Arquimedes

Você Sabia Que...
Arquimedes, Matemático e inventor grego (nascido na Siracusa, atual Sicília, 287 a.C.), foi o mais importante matemático da Antiguidade.
Criou o método para calcular o número P (razão entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro) com uma aproximação tão grande quanto se queira: o método dos perímetros, através do qual são calculados perímetros e diâmetros de polígonos regulares inscritos e circunscritos ao círculo.
Arquimedes acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido; por isso, aperfeiçou o sistema grego de numeração.
Apresentou soluções para certos problemas (como a do cálculo de P, etc.). Estudou os sólidos gerados pela revolução das cônicas em torno dos seus eixos.
Em mecânica, são atribuídas a ele algumas invenções, tais como a rosca sem fim, a roldana móvel, a roda dentada e a alavanca: (“ Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo” , teria dito).
Em física no seu Tratado dos corpos flutuantes, estabeleceu as leis fundamentais da estática e da hidrostática. Suas últimas pesquisas teriam o objetivo de responder a Hirão, rei de Siracusa, se sua coroa era realmente de ouro puro.
Conseguindo solucionar o problema enquanto se banhava Arquimedes teria saído a rua nu, gritando Eureka! Eureka! (Encontrei!). Tratava-se do Princípio de Arquimedes.
Durante quase três anos, as máquinas de guerra de sua invenção, que lançavam dardos e pedras, teriam sido as principais responsáveis pelas derrotas impostas pelos gregos ao exército de Marco Cláudio Marcelo, general romano que sitiava Siracusa.
Diz-se também segundo a tradição, que Arquimedes conseguiu incendiar os navios romanos por meio de um jogo de lentes e espelhos. Foi morto por um soldado romano, após a tomada de Siracusa.

Vida e obra
Arquimedes nasceu em Siracusa, região geográficamente privilegiada por estar entre o Império Cartaginês e o Império Romano, no ano de 287a.C. Siracusa buscava por um enriquecimento cultural, porém em vão, Platão já havia o tentado, sem sucesso. Apesar disso, havia homens de culura na cidade e o pai de Arquimedes, Fídias, era um deles. Fídias era um aristocrata, um astrônomo de certo renome e, quase com certeza, um bom matemático também. Segundo seu filho, formulou cálculos estimando a proporção entre o diâmetro do Sol e da Lua.Parece que Arquimedes teve forte ligação com o rei Hierão II, talvez até parentesco. Sabemos pouco da vida de Arquimedes pelas suas próprias palavras, mas sim pelas palavras de Plutarco que viveu três séculos mais tarde. Mostrando esta provável ligação com o rei, Plutarco escreve:
"Arquimedes...escreve ao Rei Hierão, com quem tinha próxima relação..."
Concluiu sua educação em Alexandria, que tornou-se o maior centro de conhcimento do mundo contemporâneo. A famosa biblioteca de Alexandria havia sido costruída na época do nascimento de Arquimedes, quando ele la chegou, encontrou um acervo de mais de mil pergaminhos, incluindo a biblioteca particular de Aristóteles. Euclides, um dos maiores geômetras da história já havia diriido a biblioteca, aliás o livro Os elementos de Euclides foi base para a obra de Arquimedes, que com certeza estudou com muitos discípulos do geômetra.
No período em Alexandria fez dois grandes amigos, dois matemáticos, Senão de Samos e Eratóstenes. Conão foi um astrônomo destacado com fortes ligações com a corte real de Alexandria. Dá-se a ele o crédito de ter descoberto uma nova constelação de sete estrelas de baixa luminosidade, que maliciosamente denominou A cabeleira de Berenice por conta de mecha perdida do cabelo da rainha.
Eratóstenes era um estudioso no verdadeiro sentido da palavra, de geografia a comédia, estudava de tudo. Foi preciso na determinação do período do início da história grega com a queda de Tróia. Desenhou o primeiro mapa mundi, traçou o primeiro meridiano (com algum erro) e foi o primeiro a fazer o cálculo mais exato da circunferência da Terra. Eratóstenes viveu muito (80 anos) e chegou a ser diretor da grande biblioteca de Alexandria, no fim da vida ficou cego e, para um fiel estudioso, foi desesperador, até o ponto de seu suicídio.
Arquimedes tornou-se famoso pelos seus inventos, dentre eles muitas máquinas de guerra, algo parecido com uma catapulta para disparar objetos, espelhos alinhados afim de queimar embarcações até podeosas alavancas para erguer navios. Um invento famoso de Arquimedes foi o seu parafuso, um instrumento até hoje utilizado para retirar água de um poço. Plutarco escreve:
"... a quando Arquimedes começou a manejar suas máquinas, de uma vez só disparou de encontro as forças terrestres todos os tipos de projéteis, e massas imensas de pedra que vieram para baixo com ruído e violência incrível; de encontro a quais nenhum homem poderia resistir de pé; para abateram aqueles quem caíram empilhados, destruído todas as suas tropas. No ínterim os pólos enormes empurram para fora das paredes sobre os navios e afundando alguns pelos pesos grandes que deixaram cair em cima deles; outros que por levantaram acima no ar por uma mão do ferro ou bico como o bico de um guindaste e, quando os tinham extraído acima pela proa, e na extremidade em cima da popa, mergulharam-nos ao fundo do mar; ou mais os navios, levantados pelas máquinas, e girados aproximadamente, eram atirados de encontro às rochas íngremes que estiveram para fora sob as paredes, com a destruição dos soldados que estavam a bordo deles. Um navio foi levantado até uma altura grande no ar (uma coisa terrível de contemplar), e foi levantado, e posto a balançar, até que todos os navegadores estivessem jogados para fora, quando no decorrer ia de encontro às rochas, ou abandonados a queda."
Outras invenções de Arquimedes, como a polia composta, também colaboraram para que sua fama se perpetuasse. Novamente citando Plutarco:
"[Arquimedes] afirmou [em uma carta ao Rei Hierão] que, dada uma força, qualquer peso poderia ser movido, e até mesmo se gabando, disse que se houvesse outra Terra, esta poderia ser movida. Hierão maravilhou-se com isto e pediu uma demonstração prática. Arquimedes tomou um dos navios da frota do rei - que não podia ser movido a não ser por muitos homens - carregou-o com muitos passageiros e lotou-o de carga. Arquimedes colocou-se a distância e puxou as polias, movendo o navio em linha reta suavemente, como se estivesse no mar."
Mesmo tendo Arquimedes obtido fama por suas invenções mecânicas, ele acreditava que a Matemática em sua forma mais pura era a única coisa que valia a pena. Arquimedes foi capaz de aplicar o método da exaustão, que é uma forma primitiva de integração, para obter uma vasta gama de resultados importantes, alguns dos quais chegaram até os dias de hoje.
No prefácio de Sobre espirais Arquimedes nos conta uma história curiosa acerca de seus amigos em Alexandria. Ele tinha o hábito de mandar o texto de seus últimos teoremas, mas sem as demonstrações. Aparentemente alguém em Alexandria estava roubando os resultados de Arquimedes e afirmando que eram seus. Na última vez que fez isso, enviou dois resultados falsos...
"... aqueles que afirmam descobrir tudo, mas não produzem provas de suas afirmações, podem estar enganados fingindo descobrir o impossível."
No ramo da matemática teve contribuições fabulosas, uma delas é a espiral, provou também que o volume de uma esfera é 2/3 do volume docilindro que a contém. Um outro conceito impressionantemente visualizado por Arquimedes foi o de aproximação e não de igualdade precisa na matemática, isto é a base de toda a teoria do cálculo, formalmente definido por Newton no Séc. XVII.
Arquimedes em linhas gerais
O mundo antes de Arquimedes
Vida e obra
A coroa do Rei
A morte de Arquimedes
Links
(Bibliografia)




1)(Enem              1 ano
1)Determinada Estação trata cerca de 30.000 litros de água por segundo.  Para evitar riscos de fluorose, a concentração máxima de fluoretos nessa água não deve exceder cerca de 1,5 miligrama por litro de água. A quantidade máxima dessa espécie química que pode ser utilizada com segurança, no volume de água tratada em uma hora, nessa Estação, é:
a) 1,5 kg.
b) 4,5 kg.
c) 96 kg.
d) 124 kg.
e) 162 kg.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
2)(Enem 98) Seguem a seguir alguns trechos de uma matéria da revista "Superinteressante", que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.
I. Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois terá que ser
tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira...
II. Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera 90
gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênio... Ao mesmo tempo, o carro
WWW.ENSINONET.COM pag.7Provas ENEM QUÍMICA
consome combustível equivalente a 8,9kwh.
III. Na hora de recolher o lixo doméstico... quase 1kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente 240 gramas
de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 55 gramas de metal, 40 gramas de material
biodegradável e 80 gramas de vidro.
No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações a seguir dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:
a) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.
b) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingerida.
c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores.
d) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por  fluoretação, retomando aos consumidores.
e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios

3)(Enem 2006) As características dos vinhos dependem do grau de maturação das uvas nas parreiras porque as concentrações de diversas substâncias da composição das uvas variam à medida que as uvas vão amadurecendo. O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de três substâncias presentes em uvas, em função do tempo.
concentração

                                                                                                           açucar
ácido tartárico
acido málico
                                                                                                       tempo

O teor alcoólico do vinho deve-se à fermentação dos açúcares do suco da uva. Por sua vez, a acidez do vinho produzido é proporcional à concentração dos ácidos tartárico e málico. Considerando-se as diferentes características desejadas, as uvas podem ser colhidas
a) mais cedo, para a obtenção de vinhos menos ácidos e menos alcoólicos.
b) mais cedo, para a obtenção de vinhos mais ácidos e mais alcoólicos.
c) mais tarde, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos e menos ácidos.
d) mais cedo e ser fermentadas por mais tempo, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos.
e) mais tarde e ser fermentadas por menos tempo, para a obtenção de vinhos menos alcoólicos.
4)(Enem 2004) As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental,
a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.
b) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.
c) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.
d) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.
e) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.
.5) (Enem 2001) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência,
I. mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades.
II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água.
III. danos permanentes na qualidade de suas águas.
IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.
É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV

6) Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem - CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)‚), que reage com os ions H® (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca£® no solo.
Considere as seguintes equações:
I. CaO + 2H2O  = Ca (OH)3
II. CaO + H2O = Ca (OH)2
III. Ca (OH)2 + 2H+ =  Ca2+  + 2H2O
IV. Ca (OH)2 + H+ = CaO + H2O
O processo de calagem descrito pode ser representado pelas equações:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
7)(Enem 2002) Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: "a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades". A partir de definições desse tipo, a idéia transmitida ao estudante é a de que o constituinte isolado (moléculas) contém os atributos do todo. É como dizer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc. Tais propriedades pertencem ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas mantêm entre si.
(Adaptado de OLIVEIRA, R. J. "O Mito da Substância". Química Nova na Escola, n 1, 1995.)
O texto evidencia a chamada visão substancialista que ainda se encontra presente no ensino da Química. A seguir estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.
I. O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.
II. Uma substância "macia" não pode ser feita de moléculas "rígidas".
III. Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtude das interações entre suas moléculas.
IV. A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se expandem.
Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

8)A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1021-a.jpg
Glicerina
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1021-b.jpg
Polietilenoglicol
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de
A) ligações iônicas.
B) forças de London.
C) ligações covalentes.
D) forças dipolo-dipolo.
E) ligações de hidrogênio.
9)(Fuvest-1998) O agravamento do efeito estufa pode estar sendo provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico. Dentre as seguintes reações químicas:
I)                    queima de combustíveis fósseis;

II)                   fotossíntese;
III)                fermentação alcoólica;
IV)               saponificação de gorduras;produzem gás carbônico, contribuindo para o agravamento do efeito estufa:
 a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e I
11)(PUCRS/1-2002) Uma droga psicoativa vendida como estimulante, C10H15N, sofre uma série de reações após ser ingerida. O resultado dessas reações é a oxidação da droga pelo oxigênio para produzir CO2, H2O N2. A ingestão de 0,298g dessa droga deve, teoricamente, produzir:
A) 0,02 mols de dióxido de carbono.
B) 0,1 mol de nitrogênio.
C) 0,14g de água.
D) 0,44g de dióxido de carbono.
E) 0,28g de nitrogênio

 2000) Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma temperatura menor do que a do ambiente.  Isso ocorre porque:
a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de "gelar" a água pela sua composição química.  Na reação, a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele.  Parte dessa água evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.
d) o barro é poroso, permitindo que a água se deposite na parte de fora da moringa.  A água de fora sempre está a uma temperatura maior que a de dentro.
e) a moringa é uma espécie de geladeira natural, liberando substâncias higroscópicas que diminuem naturalmente a temperatura da água.
2). (Enem 2001) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'água não poluído que deve ter sofrido, comoconseqüência,
I. mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades.
II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água.
III. danos permanentes na qualidade de suas águas.
IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.
É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV
3)(Enem 99) Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36×10§ trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e dos 5% restantes, quase a metade está retida nos pólos e geleiras. O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em largas escala. Isso porque, entre outras razões,
a) o custo dos processos tecnológicos e desalinização é muito alto.
b) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos.
c) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos.
d) a água do mar possui materiais irremovíveis.
e) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.
4)(Fuvest-2002) As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas dediferentes substâncias, à temperatura ambiente
http://htmlimg2.scribdassets.com/2xytondio02q1op/images/8-e691af5520.jpg
Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente,
a) cloreto de sódio, dióxido de carbono e ferro.
b) cloreto de sódio, ferro e dióxido de carbono.
c) dióxido de carbono, ferro e cloreto de sódio.
d) ferro, cloreto de sódio e dióxido de carbono.
e) ferro, dióxido de carbono e cloreto de sódio

5) (GV-2000) Em alguns municípios do Brasil, adota-se uma forma bastante cruel de controlar a população de cães abandonados nas ruas: prendem-se os animais em compartimentos vedados, onde se introduz uma mangueira acoplada ao escapamento de um caminhão, cujo motor está funcionando em “ponto morto”.A substância que mata os cães é:
a) KCN
b) H2
 c) CO
d) NH3
 e) HCN

6) Considere a seguinte representação gráfica da energia de um sistema que sofreuma reacção química:

                    Reagentes
E  n  e  r  g   i  a http://htmlimg4.scribdassets.com/2x50yj2vcw1s4kf/images/1-329dc71bd8.jpgProdutos
   


Assinale, inscrevendo uma cruz no quadrado que as precede, a ou as afirmações corretas.
A )– A reação química é exotérmica.
B )– A reacção química é endotérmica.
C  )– A reação ocorreu com absorção de energia
D )– O percurso identificado por (a) corresponde a energia de ativação

7) A adição de um catalisador a uma reação traduz-se …

A.)                   Numa possível alteração das concentrações de equilíbrio.
B.)                   Num favorecimento da reação no sentido direto
C.)                   Num aumento das velocidades das reações direta e inversa
D.)                   Num favorecimento da reação no sentido inverso.


8) O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre espontaneamente (anodo).
http://www.infoescola.com/files/2010/05/exec29qmc.jpg
9) Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha.
A)
Cobre como catodo e prata como anodo.
C)
Zinco como catodo e cádmio como anodo.
D)
Cádmio como catodo e cobre como anodo.
E)
Ferro como catodo e zinco como anodo.

Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:
http://www.infoescola.com/files/2010/05/exec28qmc.jpg
Sobre o funcionamento da pilha, e fazendo uso dos potenciais dados, é INCORRETO afirmar que:
A)
os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de níquel para o de cobre.
B)
a ponte salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
C)
no anodo ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
D)
no catodo ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
E)
a reação espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
10) A primeira pilha elétrica produzida pelo italiano Alessandro Volta em 1800 consistia em discos de Zn e Ag metálicos, separados por discos de papelão molhados com solução aquosa de cloreto de sódio. Desde então, vários outros modelos e combinações de elementos foram sendo propostos. Uma das pilhas mais simples é a de Daniell, a qual é obtida da montagem adequada das semicélulas Cu2+/Cu0 e Zn2+/Zn0.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiEItP4BRSz3PvAd5DoUh7yI3BWur05VLFlmaI0xOnoIDukJvcgJiH3C6PSJvU031jOyY7fn1pTpk2nfhyNle71ZE07QD0amRW4TS9N3T6zsCDrN0U_c1tLj7ldDM8BspYtvu05XSHE1Y/s320/quest%C3%A3o-pilhas-5.jpg
 Considerando as informações, assinale a alternativa correta.

(A) O potencial padrão da pilha é de -1,10 v.
(B) O potencial padrão da pilha é de 0,76 v.
(C) O anodo de cobre tem polaridade negativa.
(D) O potencial Eo(Cu/Cu2+) é 0,34 v.
(E) O anodo é formado pela semicélula do zinco.


3 ano


1)(Enem 2004) Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural:
a) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
b) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
e) não produz CO‚ em sua queima, impedindo o efeito estufa
2)(Enem 2001) Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substâncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislação. Pode-se afirmar que duas dessas interferências são resultantes da
a) queima de combustíveis em veículos pesados e da produção de metais a partir de sulfetos metálicos.
b) produção de metais a partir de óxidos metálicos e da vulcanização da borracha.
c) queima de combustíveis em veículos leves e da produção de metais a partir de óxidos metálicos.
d) queima de combustíveis em indústria e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.
e) vulcanização da borracha e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.
3)(Enem 99) Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36×10§ trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e dos 5% restantes, quase a metade está retida nos pólos e geleiras. O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em largas escala. Isso porque, entre outras razões,
a) o custo dos processos tecnológicos e desalinização é muito alto.
b) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos.
c) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos.
d) a água do mar possui materiais irremovíveis.
e) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.
4)A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1021-a.jpg
Glicerina
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1021-b.jpg
Polietilenoglicol
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de
A) ligações iônicas.
B) forças de London.
C) ligações covalentes.
D) forças dipolo-dipolo.
E) ligações de hidrogênio.

5)As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).
  As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

 A) onde chove, há floresta.
  B) onde a floresta cresce, chove.
 C) onde há oceano, há floresta.
 D) apesar da chuva, a floresta cresce.
6)A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.da chuva, a floresta cresce.

E) no interior do continente, só chove onde há floresta.
7) (PUCRS/2-2001) Algumas substâncias, como as apresentadas na tabela a seguir,fazem parte do nosso cotidiano, tendo as mais diversas aplicações.A seqüência que apresenta, respectivamente, o nome das substâncias 1, 2, 3 e 4 encontra-se na alternativa:

A) metanal; etóxietano; propanona; ácido metanoico
B) etóxietano; ácido etanóico; metanal; propanona
C) metóximetano; butanona; etanal; etanoato de etila
D) etóxipropano; etanona; ácido metanóico; propanol
E) ácido butanóico; etanoato de metila; metanol;
http://htmlimg3.scribdassets.com/2xytondio02q1op/images/4-0ed248ab29.jpg
8) (PUCRS/1-2002) Uma droga psicoativa vendida como estimulante, C10H15N, sofre uma série de reações após ser ingerida. O resultado dessas reações é a oxidação da droga pelo oxigênio para produzir CO2, H2O N2. A ingestão de 0,298g dessa droga deve, teoricamente, produzir:

A) 0,02 mols de dióxido de carbono.
B) 0,1 mol de nitrogênio.
C) 0,14g de água.
D) 0,44g de dióxido de carbono.
E) 0,28g de nitrogênio

9)(PUCSP-2001) (I) A chuva ácida é um problema ambiental que atinge os grandes centros industriais. A liberação de óxidos de enxofre na queima de combustível em larga escala é uma das principais causas desse problema. Para evitar que esses gases sejam despejados na atmosfera, as fábricas devem utilizar filtros contendo X.(II) O suco gástrico é o responsável pela etapa de digestão que ocorre no estômago. Esse suco contém uma solução aquosa de ácido clorídrico e as enzimas responsáveis pela hidrólise das proteínas. Uma disfunção comum no estômago é o excesso de acidez,causando azia e gastrite. Para combater o excesso de acidez no estômago, pode-se tomar Y como medicamento.(III) Os refrigerantes são soluções que contêm grande quantidade de açúcar, tornando-se um meio propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Para conservá-los, é necessário manter o seu pH baixo (em torno de 3) e, para isso, é geralmente utilizado Z.A alternativa que apresenta as substâncias adequadas para as situações descritas é:
 
http://htmlimg2.scribdassets.com/2xytondio02q1op/images/6-6ce0ce3980.jpg





0 comentários:

Postar um comentário