Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

quinta-feira, 7 de março de 2013

texto para alunos do 2º ano -

 data de entrega quinta feira

01. (Covest-2006) Uma solução composta por duas colheres de sopa de açúcar (34,2g) e uma colher de sopa de água (18,0 g) foi preparada. Sabendo que: MMsacarose = 342,0g mol-1, MMágua = 18,0 g mol-1, Pfsacarose = 184 °C e Pfágua = 0 °C, podemos dize r que:
1) A água é o solvente, e o açúcar o soluto.
2) O açúcar é o solvente, uma vez que sua massa é maior que a da água.
3) À temperatura ambiente o açúcar não pode ser considerado solvente por ser um composto sólido.
Está(ão) correta(s):
a) 1 apenas b) 2 apenas c) 3 apenas
d) 1 e 3 apenas e) 1, 2 e 3
02. A solubilidade do K2Cr2O7, a 20ºC, é de 12g/100g de água. Sabendo que uma solução foi preparada dissolvendo-se 20g do sal em 100g de água a 60ºC e que depois, sem manter em repouso, ela foi resfriada a 20ºC, podemos afirmar que:
a) todo sal continuou na solução.
b) todo sal passou a formar um corpo de chão.
c) 8g de sal foi depositado no fundo do recipiente.
d) 12g do sal foi depositado no fundo do recipiente.
e) 31g do sal passou a formar um corpo de chão.
03. Após a evaporação de toda a água de 25g de uma solução saturada (sem corpo de fundo) da substância
X, pesou-se o resíduo sólido, obtendo-se 5g. Se, na mesma temperatura do experimento anterior, adicionarmos 80g da substância X em 300g de água, teremos uma solução:
a) insaturada.
b) saturada sem corpo de fundo.
c) saturada com 5g de corpo de fundo.
d) saturada com 20g de corpo de fundo.
e) supersaturada.
04. Observe a seqüência abaixo, em que o sistema I se encontra a 25°C com 100g de água.:

Analise agora as seguintes afirmativas:
I. A 25°C, a solubilidade do sal é de 20g/100g de á gua.
II. O sistema III é uma solução supersaturada.
III. O sistema I é uma solução insaturada.
IV. Colocando-se um cristal de sal no sistema III, este se transformará rapidamente no sistema I.
Está(ao) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
a) II e IV. b) I e III. c) I e II.
d) I, II e III. e) II, III e IV.
05. (PUC/CAMPINAS-SP) Adicionando-se separadamente, 40g de cada um dos sais em 100g de água. À temperatura de 40°C, quais sais estão totalmente di ssolvidos em água?

a) KNO3 e NaNO3. b) NaCl e NaNO3.
c) KCl e KNO3. d) Ce2(SO4)3 e KCl.
e) NaCl e Ce2(SO4)3.
06. As curvas de solubilidade dos sais NaCl e NH4Cl estão representadas no gráfico abaixo. Com base nesse gráfico, é falso afirmar que em 100g de H2O:

a) dissolve-se maior massa de NH4Cl que de NaCl a 20°C.
b) NaCl é mais solúvel que NH4Cl a 60°C.
c) NaCl é menos solúvel que NH4Cl a 40°C.
d) 30g de qualquer um desse sais são totalmente dissolvidos a 40°C.
e) a quantidade de NaCl dissolvida a 80°C é maior que 40°C.
07. (COVEST/02/2ª fase) A fenilalanina é um aminoácido utilizado como adoçante dietético. O gráfico abaixo representa a variação da solubilidade em água da fenilalanina com relação à temperatura. Determine o volume de água, em mililitros (mL), necessário para dissolver completamente 3,0 g da fenilalanina à temperatura de 40 °C. Considere que a densidade da água a 40 °C é 1,0 kg/L.

08. (Covest-98) O gráfico abaixo representa a variação de solubilidade em água, em função da temperatura, para algumas substâncias. Qual dessas substâncias libera maior quantidade de calor por mol quando é dissolvida?

a) Na2SO4 b) Li2SO4 c) KI d) NaCl
e) KNO3
09. (FUVEST-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma versão “diet” e outra versão comum.
Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum, contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:
a) 0,020g/L. b) 0,050g/L. c) 1,1g/L.
d) 20g/L. e) 50g/L.
10. Um certo remédio contém 30g de um componente ativo X dissolvido num determinado volume de solvente, constituindo 150 mL de solução. Ao analisar o resultado do exame de laboratório de um paciente, o médico concluiu que o doente precisa de 3g do componente ativo X por dia, dividido em 3 doses, ou seja, de 8 em 8 horas. Que volume do medicamento deve ser ingerido pelo paciente a cada 8 horas para cumprir a determinação do médico?
a) 50 mL. b) 100 mL. c) 5 mL.
d) 10 mL. e) 12 mL.
11. Uma solução aquosa com concentração de 20g/litro apresenta:
a) 20 g de soluto dissolvidos em 1 litro de água.
b) 40 g de soluto dissolvidos em 0,5 litro de solução.
c) 10 g de soluto dissolvidos em 0,5 litro de solução.
d) 40 g de soluto dissolvidos em 4,0 litros de solução.
e) 10 g de soluto dissolvidos em 2,0 litros de solução.
12. (Mackenzie – SP) Têm-se cinco recipientes contendo soluções aquosas de cloreto de sódio.

É correto afirmar que:
a) o recipiente 5 contém a solução menos concentrada
b) o recipiente 1 contém a solução mais concentrada
c) somente os recipientes 3 e 4 contêm soluções de igual concentração
d) as cinco soluções têm a mesma concentração
e) o recipiente 5 contém a solução mais concentrada
13. (UFRN-RN) Uma das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte é a produção de sal marinho.
O cloreto de sódio é obtido a partir da água do mar nas salinas construídas nas proximidades do litoral.De modo geral, a água do mar percorre diversos tanques de cristalização até alcançar uma concentração determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um técnico retirou 3 amostras de 500 mL de um tanque de cristalização, realizou a evaporação com cada amostra e anotou a massade sal resultante na tabela a seguir:
A concentração média das amostras será de
a) 48 g/L. b) 44 g/L. c) 42 g/L.
d) 40 g/L. e) 50 g/L.
 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO(Enem) O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certasbactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido),temperaturas próximas a 100°C, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos comoaditivos.23. Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo,conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradasa) em conservas com concentração de 2g de sal em 100 g de água.b) nas lingüiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio.c) nos alimentos logo após terem sido fervidos.d) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6.e) no charque (carne salgada e seca ao sol)

 30. (Mackenzie) A concentração em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4g de cloreto de sódio em 50cm¤de água é:a) 200 g/Lb) 20 g/Lc) 0,08 g/Ld) 12,5 g/Le) 80 g/L

 (Ueg) Duas situações, A e B, são representadas a seguir. Analise os dados e julgue as afirmações a seguir:I. Na situação A, a concentração molar obtida é igual a 0,8 mol.L

¢.II. Na situação A, se duplicarmos o volume da solução, a concentração molar se reduzirá pela metade.III. Na situação B, a solução 1 apresenta concentração igual a 5,0 g.L

¢.IV. Na situação B, adicionando-se 100 mL de solvente à solução 1, a concentração final na solução 2 será iguala 2,5 g.L

¢.Marque a alternativa CORRETA:a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.c) Apenas as afirmações II, III e IV são verdadeiras.d) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.e) Todas as afirmações são verdadeiras. 
55. (Uel) 50 mL de uma solução aquosa 0,10 mol/L de NaCØ tem mesma quantidade, em mols, de íons que 50mL de uma solução aquosa 0,10 mol/L dea) glicose.b) amônia.c) cloreto de hidrogênio.d) carbonato de sódio.e) sacarose.

Química - Soluções, características e exercícios

Soluções
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias. São exemplos de soluções:
Um pouco de sal misturado em água. Dizemos que o sal é o soluto, ou seja, a substância que está sendo dissolvida em outra. Este é um exemplo de sólido dissolvido em líquido.
Uma colher de álcool misturada em um copo d’água. Nesse caso, o álcool é o soluto e a água é o solvente. Aqui temos uma solução de um líquido em outro líquido.
Oxigênio dissolvido na água. Agora o soluto é o oxigênio a água o solvente. Trata-se de uma solução de um gás num líquido.
Se a solução apresenta pequena quantidade de soluto em relação à do solvente, dizemos que a solução é diluída. É o caso, por exemplo, de uma pequena quantidade de sal, 20 gramas, dissolvidas em 5 litros de água. Por outro lado, se a quantidade de soluto é relativamente grande, dizemos que a solução é concentrada. É o caso de 200 gramas de sal dissolvidos em 1 litro de água.
Não é possível acrescentar sal a água indefinitivamente. Se insistirmos, percebemos que a partir de certa quantidade, o sal começara a depositar no fundo (precipitar-se). Nesse caso, dizemos que a solução esta saturada. Solução saturada é aquela que não permite que se adicione mais soluto sem que este se precipite.
Podemos medir quão concentrada, é uma solução através da grandeza concentração, definida como a massa de soluto dividida pelo volume da solução.
Quando dizemos, por exemplo, que a concentração de sal em água é de 20 g/l, estará afirmado que 1 litro  dessa solução irá encontrar 20 gramas de sal.
As salinas
Um litro de água do mar contém em média cerca de 30 gramas de sal. Os rios, correndo em seu leito, dissolvem parte do sal existente na terra e nas rochas. Quando o rio desemboca no mar, o sal se deposita nele, formando uma mistura de água e sal. Com o passar dos séculos e milênios, a água do mar fica cada vez mais salgada, pois a concentração de sal aumenta. Calcula-se hoje que, se retirássemos todo o sal do mar formaríamos uma montanha de 260 km de altura e cerca de 500 km de diâmetro na base. Mas como separá-lo da água para ser consumido em  nossas mesas? O que se faz é colocar a água salgada em tanques e aguardar que ela evapore. Assim, o sal bruto, que depois deverá ser refinado, sobra no fundo do tanque. A produção brasileira de sal concentra-se praticamente no Rio Grande do Norte (70%) e é de 2,5 milhões de toneladas por ano.
O sal já foi uma substância rara. Na Roma antiga, chegou a ser usado como dinheiro. Parte dos vencimentos dos soldados era paga com sal, o salarium, de onde se originou a palavra salário.
Centrifugação do sangue
O nosso sangue observado a olho nu forma uma mistura homogênea. 45% de seu volume são compostos de células: glóbulos vermelhos (a maioria), glóbulos brancos e plaquetas. Um fluido amarelado chamado de pasma compõe o resto do sangue, 95% do plasma é constituído de água e os restantes 5% são nutrientes, como a glicose, gordura, proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais.
A quantidade de sal presente no plasma é aproximadamente igual à do mar.



0 comentários:

Postar um comentário