1)(PUC-RIO 2008)O trabalho produzido por uma pilha é
proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma
meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente
(catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre
espontaneamente (anodo).
Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no
sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica
os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma
pilha.
A) Cobre como
catodo e prata como anodo.
B) Prata como
catodo e zinco como anodo.
C) Zinco como
catodo e cádmio como anodo.
D) Cádmio
como catodo e cobre como anodo.
E) Ferro
como catodo e zinco como anodo.
(PUC-RIO 2007)
2) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais
das semi-reações:
Sobre o funcionamento da pilha, e fazendo uso dos potenciais
dados, é INCORRETO afirmar que:
A) os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico,
do eletrodo de níquel para o de cobre.
B) a ponte
salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
C) no anodo
ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
D) no catodo
ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
E) a reação
espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
3) (UDESC 2008) Os principais fenômenos estudados pela
eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação
química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I – As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a
transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente
elétrica, através de um condutor.
II – Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia
química.
III – O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da
pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o
da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).
Assinale a alternativa correta.
A)
|
Somente a proposição II é
verdadeira
|
B)
|
Somente as proposições I e II
são verdadeiras.
|
C)
|
Somente as proposições I e III
são verdadeiras.
|
D)
|
Somente a proposição I é
verdadeira.
|
E)
|
Todas as proposições são
verdadeiras.
|
4)(USP) Considere as seguintes semi-reações e os respectivos
potenciais normais de redução (E0):
Ni+3 + 2e- ¾¾® Ni0 E0 = -0,25 V
Au+3 + 3e- ¾¾®Au0 E0 = 1,50 V
O potencial da pilha formada pela junção dessas duas semi-reações será:
a) +1,25 V
b) –1,25 V
c) +1,75 V
d) –1,75 V
e) +3,75 V
Ni+3 + 2e- ¾¾® Ni0 E0 = -0,25 V
Au+3 + 3e- ¾¾®Au0 E0 = 1,50 V
O potencial da pilha formada pela junção dessas duas semi-reações será:
a) +1,25 V
b) –1,25 V
c) +1,75 V
d) –1,75 V
e) +3,75 V
5):Este teste se refere ao elemento galvânico
esquematizado a seguir. Assinale a afirmação FALSA em relação ao que vai
ocorrer quando a chave C é ligada:
a) A corrente elétrica convencional vai circular no sentido anti-horário.
b) Elétrons irão circular pelo fio da esquerda para a direita.
c) Ânions nitrato vão migrar, através da membrana porosa, da direita para a esquerda.
d) A concentração de ZnSO4 do lado esquerdo vai aumentar.
e) Cátions de zinco vão migrar, através da membrana porosa, da esquerda para a direita.
a) A corrente elétrica convencional vai circular no sentido anti-horário.
b) Elétrons irão circular pelo fio da esquerda para a direita.
c) Ânions nitrato vão migrar, através da membrana porosa, da direita para a esquerda.
d) A concentração de ZnSO4 do lado esquerdo vai aumentar.
e) Cátions de zinco vão migrar, através da membrana porosa, da esquerda para a direita.
6) Considere as espécies sublinhadas contidas na coluna da
esquerda com os conceitos enunciados na coluna da direita Assinale a opção que
apresenta, apenas, associações corretas:
a) 1-10, 2-6, 3-10, 4-7.
b) 1-9, 3-7, 3-9, 4-8.
c) 1-7, 2-8, 3-9, 4-7.
a) 1-10, 2-6, 3-10, 4-7.
b) 1-9, 3-7, 3-9, 4-8.
c) 1-7, 2-8, 3-9, 4-7.
d) 1-7, 2-8, 3-9, 4-8.
e) 1-9, 2-6, 3-10, 4-7.
e) 1-9, 2-6, 3-10, 4-7.
7) Assinale a alternativa que indica a espécie química que
ao reagir com a água, pode funcionar como ácido de Bronsted.
a) OH
b) O2
c) HCBaCO3
d) SO4-2
e) H
a) OH
b) O2
c) HCBaCO3
d) SO4-2
e) H
8) Assinale, entre as alternativas abaixo, a fórmula de um
composto que é uma Base de Lewis:
a) CH4
b) C6H6
c) NH2CH2CH3
d) B Cg3
e) SiCg4
a) CH4
b) C6H6
c) NH2CH2CH3
d) B Cg3
e) SiCg4
9):Sabe-se que em água,
alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros e algumas bases são
melhores receptoras de prótons que outras. Segundo Bronsted, por exemplo, o HCg
é um bom doador de prótons e considerado um ácido forte. De acordo com
Bronsted, pode-se afirmar:
a) Quanto mais forte a base, mais forte é seu ácido conjugado.
b) Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
c) Quanto mais fraco o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
d) Quanto mais forte a base mais fraca é sua base conjugada.
e) Quanto mais forte o ácido mais fraco é seu ácido conjugado.
a) Quanto mais forte a base, mais forte é seu ácido conjugado.
b) Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
c) Quanto mais fraco o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
d) Quanto mais forte a base mais fraca é sua base conjugada.
e) Quanto mais forte o ácido mais fraco é seu ácido conjugado.
10)Dentre as fórmulas dadas, a única que representa um ácido
de Arrhenius é:
a) H2O
b) NH3
c) HMnO4
d) NaCg
e) KOH
a) H2O
b) NH3
c) HMnO4
d) NaCg
e) KOH
11)O ácido encontrado no suco gástrico do aparelho digestivo
humano é:
a) HNO3
b) H2SO4
c) H3PO4
d) HCl
e) H2SO3
12)(UFBA-BA)
I. Conservante de carnes, pescados e peles.
II. Na forma sólida é conhecido como gelo-seco e é
considerado o principal responsável pelo efeito estufa.
III. Antiácido estomacal.
Associados corretamente com I, II e III estão,
respectivamente, os compostos:
a) HCl, CO e NaO
b) NaCl, CO2 e Mg(OH)2
c) Na2CO3, H2CO3 e NaOH
d) NaCl, CO e NaOH
e) Na2CO3, CO e Mg(OH)2
13) O salitre-do-chile, NaNO3, utilizado como fertilizante,
pertence à função:
a) sal.
b) base.
c) ácido.
d) óxido ácido.
e) óxido básico.
14)O NaHCO3, carbonato monoácido de sódio, mais conhecido
como bicarbonato de sódio, é usado como fermento químico porque, quando
aquecido, produz:
a) H2CO3 b)
CO2 c) CO d) NaH
15)Sabe-se que o leite pode ser
usado para controlar a azia (acidez estomacal). Partindo deste princípio, é
possível deduzir que o pH do leite possui valor próximo ou igual a 7. Para
comprovar, um químico aplicou indicador fenolfaleína à solução. Marque dentre
as alternativas a seguir, a cor resultante e o valor correspondente de pH para
este alimento:
a) rosa, pH = 7,2
b) incolor, pH = 8,0
c) rosa, incolor, pH = 4,3
d) incolor, pH = 6,4
16) O indicador “suco de
repolho roxo” é obtido através da extração das substâncias presentes nas folhas
do legume. Em solução neutra, este indicador apresenta coloração roxa. Marque
dentre as alternativas a seguir aquela que melhor classifica a natureza deste
indicador.
a) indicador ácido base sintético
b) indicador de acidez natural
c) indicador de substâncias
neutras
d) indicador ácido base natural
17) O suco gástrico, necessário à digestão contém ácido clorídrico que, em excesso, pode provocar “dor de estômago”. Neutraliza-se esse ácido, sem risco, ingerindo-se:
a) solução aquosa de base forte
(NaOH).
b) solução aquosa de cloreto de
sódio.
c) somente água.
d) solução concentrada de ácido
sulfúrico.
e) suspensão de base fraca
Al(OH)3.
18. (UnB) Segundo a regra de Markovnikov, a adição de ácido clorídrico gasoso (anidro) à 2-metilbuteno-2, forma principalmente o produto:
CH3
|
a) CH3 – C – CH – CH3
| |
Cl H
CH3
|
b) CH3 – C – CH – CH3
| |
H Cl
CH2 – Cl
|
c) CH3 – C – CH – CH3
| |
H H
CH3
|
d) CH3 – C – CH – CH2 – Cl
| |
H H
19) O fermento de pão pode ser obtido através da seguinte
reação química:
CO2 + NaCl + NH3 + H2O
→ NaHCO3 + NH4Cl
Reagentes para a obtenção do fermento (NaHCO3):
gás carbônico (CO2), cloreto de sódio(NaCl), amônia (NH3)
e água (H2O).
Fermento para pães
A equação acima demonstra a formação dos produtos:
a) carbonato de sódio e cloreto de amônio
b) bicarbonato de sódio hidrogenado e cloreto de amônio
c) bicarbonato de sódio e cloreto de amônio
d) tricarbonato de sódio e cloreto de amônio
1)letra "b"
ResponderExcluir2)letra "e"
3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
7)letra "c"
8)letra "c"
9)letra "b"
10)letra "c"
11)letra "c"
12)letra "b"
13)letra "a"
14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Escola.Estadua.professor.Francisco.Assis.Dias.Ribeiro
aluno: Robenilson Soares de Souza n:25
turma: 3 ano 3 turno: vespertino
professor: jeodi
1)letra "b"
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3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
7)letra "c"
8)letra "c"
9)letra "b"
10)letra "c"
11)letra "c"
12)letra "b"
13)letra "a"
14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Glíssia Andreza da Costa Senna
vespertino 3 ano III
1)letra "b"
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3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
7)letra "c"
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13)letra "a"
14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Cassia Regia n° 04
3 ano III Vespertino
1)letra "b"
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3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
7)letra "c"
8)letra "c"
9)letra "b"
10)letra "c"
11)letra "c"
12)letra "b"
13)letra "a"
14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Josefa Mariana da C. Rodrigues
3 ano 3 Vespertino
1)letra "b"
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3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
7)letra "c"
8)letra "c"
9)letra "b"
10)letra "c"
11)letra "c"
12)letra "b"
13)letra "a"
14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Aluno: Adenilson n:01
Turma:3ano3
Turno:vespertino
1)letra "b"
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3)letra "c"
4)letra "c"
5)letra "d"
6)letra "d"
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8)letra "c"
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14)letra "b"
15)letra "d"
16)letra "d"
17)letra "e"
18)letra "a"
19)letra "a"
Escola.Estadua.professor.Francisco.Assis.Dias.Ribeiro
aluno: wallyson coelho da silva n:27
serie:3ano turma:3
turno: vespertino
professor: jeodi