Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

testes de quimica e meio ambiente


Hidrogénio
Porque é o Hidrogénio considerado o combustível do futuro?

Hidrogénio – O Combustível do Futuro
O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo (75%) e também o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro.
Este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível (Um quilo de hidrogénio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina.) quanto como transmissor de energia. Pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por electrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc. Assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.
Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de electricidade silenciosa e de alta eficácia. Mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, de casas até carros. Nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.
O Hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.
Sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:
.     Produção de Hidrogénio;
.     Armazenamento / transporte / distribuição do Hidrogénio;
.     Utilização final do Hidrogénio.

ARMAZENAMENTO DO HIDROGÉNIO
Os principais sistemas de armazenagem de hidrogénio são:
.     Reservatórios de gás comprimido
.     Reservatórios para hidrogénio líquido
.     Hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)
.     Absorção de gás em sólidos
.     Micro-esferas
(ver anexo)

Vantagens do hidrogénio

1 - Veículos movidos a hidrogénio não terão motor a combustão. Os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.
2 - O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. O hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.
3 - Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.
4 - A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

O Hidrogénio na indústria automóvel

"Os países ocidentais precisam de uma energia que nos liberte da dependência do petróleo", afirmam entendidos, antevendo que "nos próximos anos vai-se acelerar a revolução no sector energético com a adopção da pilha de hidrogénio".·
Na verdade, os grandes construtores automóveis mundiais estão a investir em força no desenvolvimento de protótipos com motores híbridos, que funcionam com combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo ou gás natural) e com hidrogénio. Em Novembro, o consórcio Clean Energy Partnership (CEP), formado pelos grupos automóveis BMW, DaimlerChrysler e General Motors/Opel e pelas energéticas BVG, Hydro/GHW, Linde e Vattenfall Europe, inaugurou em Berlim o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio.·
A BMW chegou a dizer na altura que, em 2010, será possível circular só com hidrogénio, mostrando-se esperançada que até lá todas as grandes cidades europeias tenham postos de abastecimento.

Cronograma para o uso do hidrogénio como fonte de energia e combustível:
2002 a 2020
Prazo
Cenário previsto
5 anos
Indústria automobilística lança em escala pré-comercial protótipos de veículos movidos a hidrogénio; cresce o número de aparelhos electrónicos que utilizam a energia gerada a partir de hidrogénio.
10 anos
Geradores de energia à base de hidrogénio são instalados em unidades residenciais e empresas; começa a produção comercial de veículos que utilizam esse tipo de combustível.
20 anos
A utilização do hidrogénio é disseminada por toda a sociedade, tanto como combustível quanto na geração de energia. O uso massificado do elemento reduz os custos de implantação dos sistemas.
Fonte: professor Paulo Emílio Miranda – Laboratório de Hidrogénio da Coppe/UFRJ


Anexo
Reservatórios de gás comprimido
Com o desenvolvimento de novos materiais, permitiram o fabrico de reservatórios de armazenagem de gás comprimido que podem suportar o armazenamento do hidrogénio a altas pressões (no máximo de 800 atm). Actualmente os custos económicos e energéticos estão muito elevados mas a tecnologia está disponível.
Reservatórios de hidrogénio líquido
Através de técnicas criogénicas podem ser alcançadas temperaturas muito baixas, tornando possível condensar o hidrogénio gasoso (à volta de -253 ºC). Desta forma uma maior quantidade de hidrogénio pode ser armazenada e transportada.
Densidade do hidrogénio: 0,071 kg/litro
Densidade da Gasolina : 0,73 kg/litro
Poder calorífico Inferior do hidrogénio: 8600 kJ/litro
Poder calorífico Inferior da gasolina: 31700 kJ/litro
Hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)
Existem diversos metais puros e ligas metálicas que podem combinar-se com o hidrogénio produzindo hidretos metálicos. Os hidretos decompõem-se normalmente quando atingem temperaturas entre os 60 e 70 ºC, e libertam o hidrogénio. Assim, o hidrogénio pode ser armazenado numa forma condensada, através de uma compressão relativamente simples. Este sistema de armazenamento promete tornar-se seguro e eficiente, mas a razão entre o hidrogénio armazenado e o peso da "esponja do hidreto metálico" necessita de ser aumentada.
Absorção de gás em sólidos
A absorção de moléculas de hidrogénio em carbonos activos pode armazenar quantidades interessantes de hidrogénio. Tal como hidretos metálicos esta tecnologia promete tornar-se segura e eficiente.
Micro-esferas
Existem esferas de vidro muito pequenas que podem armazenar o hidrogénio a pressões elevadas, sendo o processo de armazenagem feito com o gás a temperaturas elevadas, no qual o mesmo pode passar através da estrutura de vidro. Dependendo da temperatura, o vidro é impermeável ao hidrogénio que está dentro da esfera (baixa temperatura) ou permeável (alta temperatura) de forma a ser libertado.
Transporte e distribuição
O transporte do hidrogénio pode ser feita de forma similar ao transporte de gás natural (na forma gasosa de H2).
O hidrogénio gasoso pode ser transferido e distribuído através de condutas (tubos) de hidrogénio longas; durante muitos anos este meio de transporte e distribuição tem sido realizado para fins industriais em muitos países, sem problemas de maior.
A possibilidade de usar pipelines como condutas de gás para transportar o hidrogénio ainda não esta completamento provado devido à alta difusibilidade do hidrogénio.
O Hidrogénio líquido é em princípio mais fácil de lidar, mas terá de se manter uma temperatura extremamente baixa de -253ºC através de todo o sistema de armazenamento, transporte e distribuição.
Embora só existam actualmente cerca de 700 milhas de pipelines de hidrogénio nos Estados Unidos da América, Alemanha e Inglaterra, o que não representa muito quando comparado com o gás natural, é importante notar que os pipelines de hidrogénio em operação hoje em dia, têm-se revelado fiáveis.
Outrora, já existiu na América um gás chamado "Town Gas" que era fabricado a partir do carvão e continha tipicamente 50 % de hidrogénio e os restantes 50 % eram composto sobretudo por metano e CO2, com 3% a 6% de CO. Este gás era utilizado para iluminar as ruas ao anoitecer e para o aquecimento e iluminação de habitações da classe média. Este tipo de gás é ainda hoje utilizado extensivamente em algumas partes do mundo, tal com a China e outros países asiáticos.


Bibliografia
Http://www.soaresoliveira.br
Http://www.abcmc.org.br
Http://www.sebraesp.com.br
Http://www.faperj.br
Http://ouvidoria.petrobras.com.br
http://www.ipv.pt
Http://www.inovacaotecnologica.com.br
Http://feiradeciencias.com


TESTE DE QUÍMICA GERAL COM ENFOQUE EM QUÍMICA AMBIENTAL
Última Atualização 27/ 04/ 2006

  • Para executar o teste teu navegador deverá estar habilitado para interpretar JavaScript.
  • Clique no botão redondo que contenha a resposta certa ou a melhor resposta de cada questão.
  • Use a barra de rolagem para subir/descer a página.
  • Utilize uma calculadora e a classificação periódica dos elementos.
  • Cada uma das 10 questões apresenta 4 alternativas erradas ou piores e uma certa ou melhor.
  • Para obter a avaliação imediata, favor clicar no botão "Avaliar" no final do teste.

1 - O efeito estufa ajuda a manter a vida no planeta, ocorre devido uma capa protetora de gases atmosféricos que diminui as variações da temperatura da Terra, mesmo durante a noite. Esta camada de gases retém o calor e evita que ele se disperse totalmente durante a noite. Sem o efeito estufa a temperatura média do planeta seria cerca de 34 ºC menor. Qualquer alteração na composição dessa camada protetora afeta o equilíbrio térmico da Terra. Qual é o gás que está influenciando mais no equilíbrio térmico da Terra devido ao aumento da sua concentração na atmosfera?

a) O2 b) CO2 c) H2 d) H2O e) He

2 - Qual é a equação química correta que representa a formação de uma chuva mais ácida devido à reação da água com o gás carbônico?

a) CO2 + H2O -> H2CO3 b) CO + H2O -> H2CO c) 4 CO2 + 2H2O -> 4 HCO + 3 O2 d) 4 CO3 + 2H2O -> 4 CO2 + 3 O2 + H2 e) 2CO3 + 2H2O -> 4 HCO3 + O2

3 - À temperatura elevada o nitrogênio e o oxigênio existentes no cilindro de motores de combustão interna pode ocorrer a reação de oxidação desses gases formando o dióxido de nitrogênio gasoso, segundo a equação (A) dada abaixo. A existência de dióxido de nitrogênio na atmosfera possibilita o aumento de acidez da água da chuva conforme representado na equação (B) dada a seguir.

  • A) N2 + 2 O2 -> 2 NO2
  • B) 2 NO2 + H2O -> HNO2 + HNO3
Qual das alternativas contém a equação da global a partir de (A) e (B)? a) N2+ 3H2O + 2O2 + 4NO2 -> 3 HNO3 + 3 HNO2 b) N2 + 2 O2 + H2O -> HNO3 + HNO2 c) N2 + 3/2 O2 + H2O -> 2 HNO2 d) N2 + 2 NO2 + 2 H2O + O2 -> 4 HNO2 e) N2O + H2O + 2O2 -> 2 HNO3

4 - A presença de dióxido de enxofre na atmosfera aumenta a acidez da chuva, conforme representado na equação dada abaixo.

  • SO2 + H2O -> H2SO3
Assinale a alternativa que apresenta o nome correto do ácido formado. a) Ácido persulfúrico. b) Ácido hiposulfuroso. c) Ácido sulfúrico. d) Ácido sulfuroso. e) Ácido sulfídrico.

5 - Sabe-se que uma tonelada de petróleo pode formar uma mancha máxima de 10 km2 sobre a água do mar. Portanto um vazamento devido a um acidente com um navio petroleiro produz graves prejuízos ao meio ambiente. Se um superpetroleiro vazar 150000 toneladas de petróleo sobre a água do mar, assinalar a alternativa abaixo que contém a maior área que caberia dentro da mancha máxima.

a) Estado do Amazonas (1.5 x 106 km2). b) Brasil (8.5 x 106 km2). c) Estado de Pernambuco (9.8 x 104 km2). d) Estado de São Paulo (2.5 x 105 km2). e) Estado de Sergipe (2.2 x 104 km2).

6 - Diclorodifluorcarbono, também denominado de Freon, é um composto que reage com a radiação ultravioleta nas elevadas camadas atmosféricas da Terra e libera cloro atômico que pode reagir com ozônio da maneira resumida pelas equações químicas dadas abaixo:

  • (I) CF2Cl2 + raios ultravioleta -> CF2Cl + Cl
  • (II) Cl + O3 -> ClO + O2
  • (III) ClO + O3 -> Cl + 2O2
Assinale a alternativa correta. a) Freon não contribui para a destruição de ozônio. b) A quebra de cada molécula de Freon só pode contribuir na destruição de no máximo uma molécula de ozônio. c) A quebra de uma molécula de Freon pode contribuir na destruição de muitas moléculas de ozônio. d) A quebra de uma molécula de Freon só pode contribuir na destruição de no máximo duas moléculas de ozônio. e) O átomo de cloro produzido em (III) nunca reagirá como o átomo de cloro produzido em (I).

7 - A respeito da equação que representa a reação de produção de ozônio dada abaixo,

  • O + O2 -> O3
pode-se afirmar corretamente que: a) Um mol de átomos de oxigênio reage com dois mol de moléculas de oxigênio e produz um mol de átomos de ozônio. b) Meio mol de moléculas de oxigênio reage com um mol de moléculas de oxigênio e produz um mol de moléculas de ozônio. c) Um 1,5 mol de átomos de oxigênio produz um mol de moléculas de ozônio. d) Um mol de átomos de oxigênio reage com duas moléculas de oxigênio e produz três moléculas de ozônio. e) Um mol de átomos de oxigênio reage com um mol de moléculas de oxigênio e produz um mol de moléculas de ozônio.

8 - Se a cada 30 dias a casa " A " consumir um botijão de 13 Kg de gás natural da Bolívia (assumir que seja 100 % metano, CH4) para cozinhar alimentos, a casa " B " consumir um botijão de 13 Kg de gás propano (C3H8), a casa " C " consumir um botijão de 13 Kg de gás butano (C4H10) e a casa " D " consumir um botijäo de 13 Kg de gás liquefeito de petróleo (50% m/m de propano e 50% m/m de butano) para as mesmas finalidades, qual casa produzirá maior massa de gás carbônico considerando a presença de excesso de oxigêno?

a) Todas produzirão a mesma massa de gás carbônico. b) A casa " A ". c) A casa " B ". d) A casa " C ". e) A casa " D ".

9 - Qual dos elementos abaixo apresenta todos seus isótopos radioativos?


a) Oxigênio. b) Nitrogênio. c) Cálcio. d) Urânio. e) Hidrogênio.

10 - Qual seria o combustível para veículos com motor de explosão interna que ao queimar com oxigênio traria menos danos ao meio ambiente de uma grande metrópole?


a) Metano produzido em biodigestor. b) Gasolina. c) Biodiesel. d) Hidrogênio. e) Álcool de cana de açúcar.









Por favor, envie teus comentários. Tabela de temas.
Apresentação
QuímicaAnalíticaAnálise orgânica elementar
Análise volumétrica, simulação
Cromatografia
Embargo e antibióticos em mel, artigo formal
CristalografiaAusência do eixo pentagonal em cristalografia
Cela unitária em retículo hexagonal
Cinco classes do sistema cúbico
Cinco classes do sistema romboédrico
Conversor de coordenadas esféricas em projeção estereográfica
Cristais geminados
Determinação de cela unitária
Do tetraedro ao prisma
Duas classes do sistema triclínico
Eixo binário e plano de simetria em projeção estereográfica
Eixo de rotoinversão de ordem 4 no tetraedro
Eixo de transrotação ternário
Eixos de rotação no octaedro e em compostos de Werner
Eixos de rotação no tetraedro e em moléculas orgânicas
Eixos de simetria impróprios
Elementos de simetria em ação - animação
Elementos de simetria em ação - jogo do cubo
Elementos de simetria em ação - jogo do dodecaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do icosaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do octaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do tetraedro
Equações da reta e elementos de simetria
Esfera de Ewald e medidas cristalográficas
Extinções
Grupos bidimensionais de simetria
Índices de Miller
Jogo dos elementos de simetria e índices de Miller
Jogo dos elementos de simetria e índices de Miller do octaedro
Jogo dos índices de Miller - animação
Jogo dos índices de Miller - cubo
Jogo dos índices de Miller - dodecaedro rômbico
Jogo dos índices de Miller - octaedro
Jogo dos índices de Miller - tetraedro
Jogo dos planos de simetria e índices de Miller do tetraedro
Modelos dos eixos 31 e 32 suportados por lápis
Orientações do cubo
p2mm
Pergunta sobre grupo pontual
Plano de reflexão
Projeção esférica do octaedro
Projeção estereográfica
Projeção estereográfica de seis poliedros em diferentes orientações
Projeção gnomônica
Retículo cristalino e cela unitária
Retículos de Bravais
Rotação da projeção estereográfica e paralela do cubo III
Rotação da projeção paralela e estereográfica do cubo
Rotação de objetos ao redor de um eixo arbitrário
Seções cônicas sob operadores de simetria
Seis elementos de simetria em sete orientações
Sete classes do sistema hexagonal
Sete classes do sistema tetragonal
Sete faces em projeção estereográfica
Simetria, eixo de ordem 2
Simetria, eixo de ordem 2, 3 e 6 no benzeno
Simetria, eixo de ordem 3 no cubo
Simetria, eixo de ordem 4 na cela unitária de ouro
Simetria, eixo de ordem 4 no cubo
Simetria na arte e na cristalografia
Três classes do sistema monoclínico
Três classes do sistema ortorômbico
GeralCélula eletroquímica
Conformações do butano
Conformações do etano
Densidade
Ouro sólido e líquido
Oxidação e redução
Recursos de educação química informatizada: água, saúde e simetria
Tabela periódica
Teste de química geral com enfoque em química ambiental


0 comentários:

Postar um comentário