IFRN- Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte
PIBID
Projeto de iniciação
científica com alunos do ensino médio da Escola Estadual
Virgílio Furtado - Lajes Pintadas – RN
Curso ministrado: Fundamentos
básicos de Astronomia
CAMPUS – Santa Cruz
CURSO DE FÍSICA
Coordenadora: Maria
Emília
Ensino de Licenciatura
plena em física
Execução:
Jeudi Medeiros de Souto,
aluno do sexto período de licenciatura em física..
Santa Cruz, outubro de 2012
Resumo
O projeto de iniciação
científica a alunos do ensino médio tem como objetivo estimular e despertar em
alunos do ensino médio a vocação pela
ciência e visa propiciar as ferramentas básicas na obtenção, tratamento e
caracterização de dados, para atingir objetivos científicos pré-determinados. As
atividades estão vinculadas ao PIBID (Programa de iniciação a docência)
articulado pelo IFRN – Santa Cruz. A
metodologia consiste em reservar dois dias da semana para a realização de atividades envolvendo fundamentos
básicos de astronomia desenvolvidas em aulas teóricas com duração de 50 minutos,
oficinas, experimentações e uma culminância do projeto em meados de dezembro de
2012.
Palavras-chave: Astronomia;
Ensino Médio.
Introdução
A Astronomia vem trazendo
inúmeros benefícios à comunidade ampliando o saber, a tecnologia e permitindo
entender melhor a evolução dos sistemas que permeiam o Universo. Para o
estudante e também as pessoas de um modo geral, essa área de conhecimento é
muito interessante porque desvenda inúmeras curiosidades e questionamentos que
o homem já pergunta desde os tempos mais remotos. Visualizar, conhecer e
compreender os objetos que nos rodeiam nos fascina e desperta uma atenção
especial para a ciência.
É importante destacar que
a Astronomia traz consigo aspectos especiais, como exemplo, a
multidisciplinaridade. Suas aplicações empregam conhecimentos de diversas
áreas. Para o astrônomo trabalhar com os dados obtidos ele se utiliza de
modelos matemáticos e simulações numéricas. Ao utilizar o telescópio, os
computadores se fazem hoje imprescindíveis. Assim, a informática é um elemento
essencial para trabalhar atualmente nessa área. O estudo acerca das origens da
vida em nosso planeta, bem como, a busca por indícios de vida em outros
planetas e sistemas envolvem a biologia e a química de forma profunda. A
pesquisa da evolução planetária em suas várias etapas envolve a geografia, bem
como o estudo de cometas e asteróides. O movimento dos corpos celestes e as
leis que regem o Universo são dados e aprimorados pela física. A evolução
estelar envolve conhecimentos de física da matéria densa, termodinâmica,
mecânica quântica etc., além de muitas outras influências que a Astronomia vem
trazendo em seu contexto histórico e filosófico. São vários, portanto, os campos
que a ciência astronômica atua direta e indiretamente.
Inúmeras são as
implicações que derivam diretamente em nosso cotidiano, sejam elas culturais ou
tecnológicas. O lançamento de satélites que permitiram uma evolução
incomensurável na área de telecomunicações. A tecnologia dos
microprocessadores. As viagens espaciais tripuladas que permitem a pesquisa no
espaço com a ausência de gravidade trouxe e continua trazendo importantes
conclusões em diversas linhas de estudo. A construção de equipamentos resistentes
a altos índices de radiação e temperatura. Óculos especiais. O desenvolvimento
de novos métodos de análises clínicas.
Infelizmente, a astronomia é pouco explorada
no currículo básico das escolas públicas brasileiras, a Astronomia é
considerada como um dos conhecimentos de base no ensino de ciências.
Entretanto, muito pouco tem sido feito no que tange ao aperfeiçoamento de
professores para o ensino e para práticas de Astronomia na Educação Básica. O
foco, entretanto, busca despertar no aluno da Educação Básica um interesse
maior pela ciência. Para isso, a ação consiste na prática direta desses alunos
em observações astronômicas incluindo o preparo, obtenção e análise dos dados. Assim, o projeto de iniciação científica,
objetiva despertar no aluno do Ensino Médio o interesse pela ciência através de
observações e da prática da rotina cientifica de um astrônomo bem como
construir modelos e divulgar essas
construções em feiras e sites de ciências.
TEXTOS ABORDADOS
As estrelas e a marcação
do tempo;
A gravidade;
Os romanos e a
interrupção científica;
Geocentrismo x
heliocentrismo;
Construindo um relógio
solar;
Nascimento e morte das
estrelas;
A relatividade geral.
ASSUNTOS ABORDADOS
Módulo 1
- Conceito de
Astronomia;
-Evolução Histórica da
Astronomia
- Primeiros
Astrônomos
- Foguetes e
satélites
- Astrofísicos
da atualidade e suas teorias científicas
|
Módulo 2
- Origem do
Universo
- Fenômeno BIG
BANG
- composição,
estruturação e dinâmica do Cosmos - Átomos
- Constituição
das Estrelas: Evolução estelar, origem dos elementos químicos
- Formação das
Galáxias
- Surgimento dos
Sistemas Solares - Planetas Extrasolares
- Buracos Negros
e Antimatéria
|
Módulo 3
- Sistema Solar
- Sol:
composição e dinâmica
- Planetas:
estruturas e características
- Satélites
Naturais: Lua
- Meteoros e
Asteróides
- Cometas
|
Módulo 4
- A vida no
Universo
- Abordagem
bioquímica da vida
- Origem e
evolução da vida no Universo
- Possibilidade
de vida extraterrestre
- Vida
inteligente no Universo
|
Obs: Os módulos 3 e 4 serão abordados no primeiro semestre de
1012 com alunos remanescentes dos primeiro e segundo anos.
Metodologia
As aulas teóricas serão desenvolvidas
a partir da leitura e discussão de textos que abordam a origem, os fundamentos,
o desenvolvimento e as leis que permeiam a astronomia.
A prática de oficinas abrangerá
a confecção de relógios astronômicos, um foguete simulador VLS e uma luneta astronômica.
A culminância do projeto será realizada entre
a primeira e a segunda semana de dezembro nas dependências da escola e
envolverá atividades de intercâmbio entre
as escolas: Virgílio Furtado e o
Professor Ribeiro esta ultima sediada em Santa Cruz.
Emissão de
certificados de conclusão do curso a alunos concluintes.
Referências Bibliográficas
1. BOZCKO,
Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. 429
p.
2. Instituto
Milênio Para Evolução de Estrelas e Galáxias na Era do Grandes Telescópios:
Instrumentação para Gemini e SOAR. Porto Alegre: Monferrer Produções, CD-ROM
3. Coleção
explorando o ensino – Astronomia – vol. 11
DESCUBRA O PROJETO COSMOS
O Projeto Cosmos é um conjunto de
atividades que engloba o estudo de conceitos de Astronomia e ciências
correlacionadas, onde o aluno tem a chance de vivenciar conteúdos de várias
áreas, tais como física, química, biologia, matemática, entre outras.
Compreende
uma ampla diversidade de atividades, incluindo sessões de cine-dome (planetário
digital), palestras com recursos audiovisuais, oficinas interativas e
observações do céu.
Assista, ao lado, ao vídeo do Projeto Cosmos, que contém informações sobre todas as atividades.
Confira abaixo a lista completa de atividades, com resumo de conteúdo, horários de realização, duração e recomendação por faixa etária:
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