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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

astronomia


IFRN- Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte











PIBID
Projeto de iniciação científica com alunos do ensino médio da Escola Estadual
Virgílio Furtado -  Lajes Pintadas – RN
Curso ministrado: Fundamentos básicos de Astronomia
CAMPUS – Santa Cruz

CURSO DE FÍSICA
Coordenadora: Maria Emília
Ensino de Licenciatura plena em física

Execução:
Jeudi Medeiros de Souto, aluno do sexto período de licenciatura em física..



















Santa Cruz, outubro de 2012



Resumo

O projeto de iniciação científica a alunos do ensino médio tem como objetivo estimular e despertar em alunos do ensino  médio a vocação pela ciência e visa propiciar as ferramentas básicas na obtenção, tratamento e caracterização de dados, para atingir objetivos científicos pré-determinados. As atividades estão vinculadas ao PIBID (Programa de iniciação a docência) articulado pelo IFRN – Santa Cruz.  A metodologia consiste em reservar dois dias da  semana para  a realização de atividades envolvendo fundamentos básicos de astronomia desenvolvidas em aulas teóricas com duração de 50 minutos, oficinas, experimentações e uma culminância do projeto em meados de dezembro de 2012.
Palavras-chave: Astronomia; Ensino Médio.

Introdução

A Astronomia vem trazendo inúmeros benefícios à comunidade ampliando o saber, a tecnologia e permitindo entender melhor a evolução dos sistemas que permeiam o Universo. Para o estudante e também as pessoas de um modo geral, essa área de conhecimento é muito interessante porque desvenda inúmeras curiosidades e questionamentos que o homem já pergunta desde os tempos mais remotos. Visualizar, conhecer e compreender os objetos que nos rodeiam nos fascina e desperta uma atenção especial para a ciência. 
É importante destacar que a Astronomia traz consigo aspectos especiais, como exemplo, a multidisciplinaridade. Suas aplicações empregam conhecimentos de diversas áreas. Para o astrônomo trabalhar com os dados obtidos ele se utiliza de modelos matemáticos e simulações numéricas. Ao utilizar o telescópio, os computadores se fazem hoje imprescindíveis. Assim, a informática é um elemento essencial para trabalhar atualmente nessa área. O estudo acerca das origens da vida em nosso planeta, bem como, a busca por indícios de vida em outros planetas e sistemas envolvem a biologia e a química de forma profunda. A pesquisa da evolução planetária em suas várias etapas envolve a geografia, bem como o estudo de cometas e asteróides. O movimento dos corpos celestes e as leis que regem o Universo são dados e aprimorados pela física. A evolução estelar envolve conhecimentos de física da matéria densa, termodinâmica, mecânica quântica etc., além de muitas outras influências que a Astronomia vem trazendo em seu contexto histórico e filosófico. São vários, portanto, os campos que a ciência astronômica atua direta e indiretamente.
Inúmeras são as implicações que derivam diretamente em nosso cotidiano, sejam elas culturais ou tecnológicas. O lançamento de satélites que permitiram uma evolução incomensurável na área de telecomunicações. A tecnologia dos microprocessadores. As viagens espaciais tripuladas que permitem a pesquisa no espaço com a ausência de gravidade trouxe e continua trazendo importantes conclusões em diversas linhas de estudo. A construção de equipamentos resistentes a altos índices de radiação e temperatura. Óculos especiais. O desenvolvimento de novos métodos de análises clínicas.
 Infelizmente, a astronomia é pouco explorada no currículo básico das escolas públicas brasileiras, a Astronomia é considerada como um dos conhecimentos de base no ensino de ciências. Entretanto, muito pouco tem sido feito no que tange ao aperfeiçoamento de professores para o ensino e para práticas de Astronomia na Educação Básica. O foco, entretanto, busca despertar no aluno da Educação Básica um interesse maior pela ciência. Para isso, a ação consiste na prática direta desses alunos em observações astronômicas incluindo o preparo, obtenção e análise dos dados.  Assim, o projeto de iniciação científica, objetiva despertar no aluno do Ensino Médio o interesse pela ciência através de observações e da prática da rotina cientifica de um astrônomo bem como construir modelos  e divulgar essas construções em feiras e sites de ciências.


TEXTOS ABORDADOS
As estrelas e a marcação do tempo;
A gravidade;
Os romanos e a interrupção científica;
Geocentrismo x heliocentrismo;
Construindo um relógio solar;
Nascimento e morte das estrelas;
A relatividade geral.
ASSUNTOS ABORDADOS
Módulo 1
- Conceito de Astronomia;
-Evolução Histórica da Astronomia
- Primeiros Astrônomos
- Foguetes e satélites
- Astrofísicos da atualidade e suas teorias científicas
Módulo 2
- Origem do Universo
- Fenômeno BIG BANG
- composição, estruturação e dinâmica do Cosmos - Átomos
- Constituição das Estrelas: Evolução estelar, origem dos elementos químicos
- Formação das Galáxias
- Surgimento dos Sistemas Solares - Planetas Extrasolares
- Buracos Negros e Antimatéria
Módulo 3
- Sistema Solar
- Sol: composição e dinâmica
- Planetas: estruturas e características
- Satélites Naturais: Lua
- Meteoros e Asteróides
- Cometas
Módulo 4
- A vida no Universo
- Abordagem bioquímica da vida
- Origem e evolução da vida no Universo
- Possibilidade de vida extraterrestre
- Vida inteligente no Universo
Obs: Os módulos 3 e 4 serão abordados no primeiro semestre de 1012 com alunos remanescentes dos primeiro e segundo anos.
Metodologia
          As aulas teóricas serão desenvolvidas a partir da leitura e discussão de textos que abordam a origem, os fundamentos, o desenvolvimento e as leis que permeiam a astronomia.
          A prática de oficinas abrangerá a confecção de relógios astronômicos, um foguete simulador VLS e uma luneta astronômica.
          A culminância do projeto será realizada entre a primeira e a segunda semana de dezembro nas dependências da escola e envolverá atividades de intercâmbio entre  as escolas:  Virgílio Furtado e o Professor Ribeiro esta ultima sediada em Santa Cruz.
             Emissão de certificados de conclusão do curso a alunos concluintes.

Referências Bibliográficas

1.      BOZCKO, Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. 429 p.
2.      Instituto Milênio Para Evolução de Estrelas e Galáxias na Era do Grandes Telescópios: Instrumentação para Gemini e SOAR. Porto Alegre: Monferrer Produções, CD-ROM
3.      Coleção explorando o ensino – Astronomia – vol. 11

DESCUBRA O PROJETO COSMOS
http://www.fundacaoceu.org.br/usr-imgs/cosmos-1.jpg
O Projeto Cosmos é um conjunto de atividades que engloba o estudo de conceitos de Astronomia e ciências correlacionadas, onde o aluno tem a chance de vivenciar conteúdos de várias áreas, tais como física, química, biologia, matemática, entre outras.
Compreende uma ampla diversidade de atividades, incluindo sessões de cine-dome (planetário digital), palestras com recursos audiovisuais, oficinas interativas e observações do céu.
 
Assista, ao lado, ao vídeo do Projeto Cosmos, que contém informações sobre todas as atividades.
Confira abaixo a lista completa de atividades, com resumo de conteúdo, horários de realização, duração e recomendação por faixa etária:

Apresentações Multimídia

Sessões de Cine-Dome (planetário)

Sessões de Observação do Céu

Oficinas Interativas


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