Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

4ª avaliação paras as turmas de 3º e 2º anos

1)(PUC-RIO 2008)O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre espontaneamente (anodo).
Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha.
A)           Cobre como catodo e prata como anodo.
B)           Prata como catodo e zinco como anodo.
C)           Zinco como catodo e cádmio como anodo.
D)           Cádmio como catodo e cobre como anodo.
E)            Ferro como catodo e zinco como anodo.
(PUC-RIO 2007)

2) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:
Descrição: http://www.infoescola.com/files/2010/05/exec28qmc.jpg
Sobre o funcionamento da pilha, e fazendo uso dos potenciais dados, é INCORRETO afirmar que:
A) os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de níquel para o de cobre.
B)           a ponte salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
C)           no anodo ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
D)           no catodo ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
E)            a reação espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
3) (UDESC 2008) Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I – As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II – Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III – O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).
Assinale a alternativa correta.
A)
Somente a proposição II é verdadeira
B)
Somente as proposições I e II são verdadeiras.
C)
Somente as proposições I e III são verdadeiras.
D)
Somente a proposição I é verdadeira.
E)
Todas as proposições são verdadeiras.
4)(USP) Considere as seguintes semi-reações e os respectivos potenciais normais de redução (E0):

Ni+3 + 2e- ¾¾® Ni0                        E0 = -0,25 V
Au+3 + 3e- ¾¾®Au0                        E0 = 1,50 V

O potencial da pilha formada pela junção dessas duas semi-reações será:

a)  +1,25 V                                
b) –1,25 V                            
c) +1,75 V
d)  –1,75 V                                
e) +3,75 V
5):Este teste se refere ao elemento galvânico esquematizado a seguir. Assinale a afirmação FALSA em relação ao que vai ocorrer quando a chave C é ligada:


a) A corrente elétrica convencional vai circular no sentido anti-horário.
b) Elétrons irão circular pelo fio da esquerda para a direita.
c) Ânions nitrato vão migrar, através da membrana porosa, da direita para a esquerda.
d) A concentração de ZnSO4 do lado esquerdo vai aumentar.
e) Cátions de zinco vão migrar, através da membrana porosa, da esquerda para a direita.
Descrição: http://www.professor.bio.br/quimica/imagens/questoes/102.jpg
6) Considere as espécies sublinhadas contidas na coluna da esquerda com os conceitos enunciados na coluna da direita Assinale a opção que apresenta, apenas, associações corretas:


a) 1-10, 2-6, 3-10, 4-7.
b) 1-9, 3-7, 3-9, 4-8.
c) 1-7, 2-8, 3-9, 4-7.
d) 1-7, 2-8, 3-9, 4-8.
e) 1-9, 2-6, 3-10, 4-7.
Descrição: http://www.professor.bio.br/quimica/imagens/questoes/1081.jpg
7) Assinale a alternativa que indica a espécie química que ao reagir com a água, pode funcionar como ácido de Bronsted.


a) OH­
b) O2­
c) HCBaCO3­
d) SO4-2
e) H­
8) Assinale, entre as alternativas abaixo, a fórmula de um composto que é uma Base de Lewis:


a) CH4
b) C6H6
c) NH2CH2CH3
d) B Cg3
e) SiCg4
9):Sabe-se que em água, alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros e algumas bases são melhores receptoras de prótons que outras. Segundo Bronsted, por exemplo, o HCg é um bom doador de prótons e considerado um ácido forte. De acordo com Bronsted, pode-se afirmar:


a) Quanto mais forte a base, mais forte é seu ácido conjugado.
b) Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
c) Quanto mais fraco o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
d) Quanto mais forte a base mais fraca é sua base conjugada.
e) Quanto mais forte o ácido mais fraco é seu ácido conjugado.
10)Dentre as fórmulas dadas, a única que representa um ácido de Arrhenius é:


a) H2O
b) NH3
c) HMnO4
d) NaCg
e) KOH
11)O ácido encontrado no suco gástrico do aparelho digestivo humano é:
a) HNO3
b) H2SO4
c) H3PO4
d) HCl
e) H2SO3
12)(UFBA-BA)
I. Conservante de carnes, pescados e peles.
II. Na forma sólida é conhecido como gelo-seco e é considerado o principal responsável pelo efeito estufa.
III. Antiácido estomacal.
Associados corretamente com I, II e III estão, respectivamente, os compostos:
a) HCl, CO e NaO
b) NaCl, CO2 e Mg(OH)2
c) Na2CO3, H2CO3 e NaOH
d) NaCl, CO e NaOH
e) Na2CO3, CO e Mg(OH)2

13) O salitre-do-chile, NaNO3, utilizado como fertilizante, pertence à função:
a) sal.
b) base.
c) ácido.
d) óxido ácido.
e) óxido básico.
14)O NaHCO3, carbonato monoácido de sódio, mais conhecido como bicarbonato de sódio, é usado como fermento químico porque, quando aquecido, produz:
a) H2CO3 b) CO2 c) CO d) NaH
15)Sabe-se que o leite pode ser usado para controlar a azia (acidez estomacal). Partindo deste princípio, é possível deduzir que o pH do leite possui valor próximo ou igual a 7. Para comprovar, um químico aplicou indicador fenolfaleína à solução. Marque dentre as alternativas a seguir, a cor resultante e o valor correspondente de pH para este alimento:
a) rosa, pH = 7,2
b) incolor, pH = 8,0
c) rosa, incolor, pH = 4,3
d) incolor, pH = 6,4
16) O indicador “suco de repolho roxo” é obtido através da extração das substâncias presentes nas folhas do legume. Em solução neutra, este indicador apresenta coloração roxa. Marque dentre as alternativas a seguir aquela que melhor classifica a natureza deste indicador.
a) indicador ácido base sintético
b) indicador de acidez natural
c) indicador de substâncias neutras
d) indicador ácido base natural

17)  O suco gástrico, necessário à digestão contém ácido  clorídrico que, em excesso, pode provocar “dor de  estômago”. Neutraliza-se esse ácido, sem risco, ingerindo-se:
a) solução aquosa de base forte (NaOH).
b) solução aquosa de cloreto de sódio.
c) somente água.
d) solução concentrada de ácido sulfúrico.
e) suspensão de base fraca Al(OH)3.

18. 
(UnB) Segundo a regra de Markovnikov, a adição de ácido clorídrico gasoso (anidro) à 2-metilbuteno-2, forma principalmente o produto:

    CH3
       |
a) CH3 – C – CH – CH3
       |       |
      Cl     H

           CH3
              |
b) CH3 – C – CH – CH3
              |       |
             H     Cl

            CH2 – Cl
               |  
c) CH3 – C – CH – CH3
               |       |
               H     H

            CH3
               |
d) CH3 – C – CH – CH2 – Cl
              |        |
              H      H
19) O fermento de pão pode ser obtido através da seguinte reação química:
CO2 + NaCl + NH3 + H2O → NaHCO3 + NH4Cl
Reagentes para a obtenção do fermento (NaHCO3): gás carbônico (CO2), cloreto de sódio(NaCl), amônia (NH3) e água (H2O).
Descrição: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/reacao.gif
Fermento para pães
A equação acima demonstra a formação dos produtos:
a) carbonato de sódio e cloreto de amônio
b) bicarbonato de sódio hidrogenado e cloreto de amônio
c) bicarbonato de sódio e cloreto de amônio
d) tricarbonato de sódio e cloreto de amônio


6 comentários:

  1. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"

    Escola.Estadua.professor.Francisco.Assis.Dias.Ribeiro
    aluno: Robenilson Soares de Souza n:25
    turma: 3 ano 3 turno: vespertino
    professor: jeodi

    ResponderExcluir
  2. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"

    Glíssia Andreza da Costa Senna
    vespertino 3 ano III

    ResponderExcluir
  3. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"

    Cassia Regia n° 04
    3 ano III Vespertino

    ResponderExcluir
  4. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"

    Josefa Mariana da C. Rodrigues
    3 ano 3 Vespertino

    ResponderExcluir
  5. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"

    Aluno: Adenilson n:01
    Turma:3ano3
    Turno:vespertino

    ResponderExcluir
  6. 1)letra "b"
    2)letra "e"
    3)letra "c"
    4)letra "c"
    5)letra "d"
    6)letra "d"
    7)letra "c"
    8)letra "c"
    9)letra "b"
    10)letra "c"
    11)letra "c"
    12)letra "b"
    13)letra "a"
    14)letra "b"
    15)letra "d"
    16)letra "d"
    17)letra "e"
    18)letra "a"
    19)letra "a"
    Escola.Estadua.professor.Francisco.Assis.Dias.Ribeiro
    aluno: wallyson coelho da silva n:27
    serie:3ano turma:3
    turno: vespertino
    professor: jeodi

    ResponderExcluir