A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentesestados - sólido líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água ma atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.
Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde e onde ela é muito mais preciosa de que onde ela é muito abundante
A água, o bem mais precioso do nosso planeta, é composta por dois átomos de hidrogênio em união com um átomo de oxigênio, constituindo assim a molécula H2O. Segundo especialistas, cerca de 70% de nosso território terrestre é coberto por água, sendo aproximadamente 3% deste volume água doce, que dão origem as geleiras polares e também as neves encontradas nas rochas montanhosas. São nos oceanos que reúnem-se o maior número deste elemento, sendo 97,5% de sua disponibilidade, em águas salgadas.
Ciclo da água hidrológico
Ciclo da água processos
Ciclo da água resumo
Ao ser condensada, regressa a terra através das chuvas, neve ou granizo, que ocorre de acordo com a rotação terrestre e das correntes atmosféricas. Sendo devolvida ao solo, segue seus diferentes rumos, como: evaporação, infiltração, originando assim novamente o seu andamento hidrológico.
Assuntos Relacionados
0 comentários:
Postar um comentário