Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba que o amor é pura química

A Química do Amor

Durante muitos anos acreditou-se que o homem não poderia sintetizar certas substâncias em laboratório. Essas substâncias em geral eram compostos com fórmula e estrutura complicadas, encontradas nos seres vivos. A explicação imaginada pelo químico Berzelius (1779-1848) era que os organismos vivos possuíam uma “força vital” que lhes permitiriam produzir tais substâncias.
Essa ideia começou a ser derrubada em 1828 quando o químico alemão Friedrich Wöhler descobriu que aquecendo o cianato de amônio (composto inorgânico) ele se transformava em ureia (composto orgânico encontrado na urina de mamíferos, pássaros e alguns répteis, bem como no leite e no sangue).
Da análise dos compostos orgânicos, Antoine L. Lavoisier descobriu que todos eram constituídos pelo elemento carbono (juntamente com o hidrogênio).
Atualmente, define-se a Química Orgânica como a Química que estuda os compostos de carbono1.
Além do carbono, o hidrogênio está presente em quase todos os compostos orgânicos. Mas, cuidado, nem todo composto que contém carbono é orgânico (e você já conhece vários deles).
> Alguns compostos inorgânicos contendo carbono:
C (grafite ou diamante), CO2 (gás carbônico), H2CO3 (ácido carbônico), HCN (cianeto de hidrogênio).
> Alguns compostos orgânicos (não se assuste com as fórmulas, você irá se familiarizar com elas em breve).
undefined

CH4, metano C2H5NO2, glicina

undefined

C2H4O2, ácido etanóico C2H6O, etanol


É curioso constatar que toda a vida (conhecida) existente neste planeta é constituída essencialmente de átomos de carbono e hidrogênio e que algumas reações físico-químicas que acontecem em nós nos fazem pensar, andar, amar ...

E poderia o amor ser explicado quimicamente? Por que sentimos atração por alguém?
& nbsp; Do p onto de vista quími co, uma atitude romântic a entre seres hu mano s se deve a reações químicas no corpo. Não é por acaso que estamos falando sobre “química sexual”, mas porque substâncias produzidas em nosso corpo são muito parecidas com drogas do tipo anfetaminas. Elas incluem dopamina, norepinefrina (noradrenalina) e principalmente a 2-feniletilamina (FEA).
norepinefrina dopamina fea
Nosso corpo produz tais substâncias mas infelizmente criamos “resistência” aos seus efeitos, após alguns anos.



Isso significa o fim do amor?
Não necessariamente. Reações emocionais são produzidas por outras substâncias. O que passa é a “paixão” (um sentimento mais imediato), um amor duradouro envolve substâncias chamadas endorfinas, que são produzidas no cérebro e provocam sintomas como relaxamento, paz, etc. A glândula pituitária, localizada no cérebro, secreta oxitocina, um estimulante que age no cérebro quando se faz amor. Essa substância provoca contrações no músculo uterino e produção de leite; aparentemente está envolvida no relacionamento mãe e bebê.
Poderíamos fazer alguém se apaixonar por nós com uma poção de amor usando substâncias como o FEA?
Chocolate é rico em FEA. Uma barra de 100g contém mais de 660mg (bem como outros estimulantes chamados metilxantinas2). Contudo, é muito pouco absorvida pelo corpo e, por isso, o chocolate não é um afrodisíaco. O corpo tem que produzir o seu próprio FEA.
Por fim, queremos deixar claro que não pretendemos aqui estabelecer regras determinísticas para esse ou aquele comportamento, mas que envolvem a Química.

undefined undefined



A teobromina pode ser letal para animais domésticos, principalmente cães, pois metabolizam lentamente essa substância, podendo acarretar convulsões, hemorragias e até morte. Estima-se que cerca de 100 mg por quilo do animal possa ser uma quantidade perigosa para saúde de alguns animais. Em 100g de chocolate ao leite há cerca de 20 0 mg de teobromina, enquanto que a mesma quantidade de chocolat e amargo tem 1.400mg de teobromina. Já no chocolate branco, esta quantidade é de apenas 3,5 mg de teobromina em 100 g.
_____________________________
1 Para se ter uma ideia de sua extensão, em janeiro de 1990, a Sociedade Americana de Química re gistrou a 10.000.000ª substância. Mais de 600.000 novos compostos são adicionados a essa lista anualmente e cerca de 95% são orgânicos.
2 Exemplos: cafeína e teobromina _ também encontradas no café, chimarrão (bebida típica do sul do Brasil) e outros chás.


_____________________________
Fórmulas Estruturais Simplificadas
Para poupar tempo e tornar as fórmulas estruturais mais fáceis de escrever e de ler, utiliza-se uma representação chamada fórmula estrutural simplificada.
undefined
Costuma-se representar moléculas com estrutura cíclica usando formas geométricas:
Fórmulas Estruturais simplificadas
Exercícios
1. Escreva a fórmula estrutural simplificada para os seguintes compostos:
undefined
2. Consulte o texto sobre a Química do amor e escreva as fórmulas estruturais simplificadas para a dopamina, norepinefrina e 2-feniletilamina.

_____________________________

Comentários para o professor

* Após ler os três primeiros parágrafos do texto, que termina falando sobre a descoberta de Lavoisier, recomenda-se fazer circular pela sala um copo contendo açúcar (cerca de 1 cm de altura) e ácido sulfúrico concentrado (em quantidade suficiente para molhar todo o açúcar). Avise os alunos para não tocarem nem cheirarem o conteúdo do copo. Enquanto isso, comente que na época de Lavoisier para descobrir se uma substância era orgânica (portanto, constituída de carbono), o cientista observava o que acontecia ao queimá-la. Se formasse fuligem ou gás carbônico estava provado que tinha carbono. Esse tempo é suficiente para que eles notem a transformação no açúcar. Ele carameliza, aumenta seu volume e libera calor. O efeito é bastante interessante. Poderia ter levado o açúcar à chama como àquela época, mas com ácido súlfúrico é uma prova bem mais atraente para os alunos de provar que açúcar é uma substância orgânica!
O vídeo disponível em http://www.youtube.com/wa tch?v=dlm2CIiqvUs também mostra o fenômeno (note que a quantidade mostrada no vídeo é para o caso de uma demonstração a distância, sem qu e os alunos se aproximem do copo).








Saiba por que você deve ficar longe das drogas, mesmo quando

 sua melhor amiga ou namorado insistir pra você

experimentar!

Reportagem: Rita Trevisan
drogas amy winehouse
Amy Winehouse tem histórico de envolvimento com drogas e bebidas
Foto: Startracks Photo
Ainda não se sabe a causa exata da morte de Amy Winehouse, mas muito tem sido falado sobre overdose de drogas. Outra famosa que recentemente se envolveu com drogas e bebidas foi Lindsey Lohan, que chegou até mesmo a ser presa.
Pois é, nessas horas, por mais que saiba que as drogas – todas elas! – são capazes de arruinar sua vida, é muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento, pela vontade de ser aceita por aquelas pessoas, custe o que custar. Porém, como a gente sabe que um único vacilo pode resultar em uma dependência da qual seria difícil se livrar, consultamos alguns especialistas para ajudá-la a ter ótimos argumentos contra todas as investidas da galera que resolveu entrar nessa onda. Se estiver bem informada, com certeza você se sentirá 100% segura para dizer não às drogas!

“As drogas vão fazer você viajar e esquecer dos seus

 problemas"

POR QUE DIZER NÃO: Dependendo da droga, você vai ter mesmo uma sensação de relaxamento, euforia, e pode até experimentar algumas alucinações. O fato é que o efeito da droga dura segundos. Quando muito, minutos. E, depois, seus problemas voltarão a ter exatamente o mesmo tamanho. “Quem entra nessa, num momento de tristeza e dificuldade, estará muito mais propenso a se viciar do que aquele que topou usar só por curiosidade”, explica a psiquiatra Jackeline Giusti, do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Ou seja: basta experimentar uma única vez, para correr o risco de ficar dependente. “A única maneira segura de se proteger é não experimentar. E isso é uma escolha de cada um”, complementa.

“Beber não tem nada de mais. Todo mundo na balada fica

chapado!”

POR QUE DIZER NÃO: Por mais que seja permitido e até aceito socialmente, o álcool é uma das mais perigosas drogas. Como atua no sistema nervoso central, a bebida tem um poder enorme de causar
dependência e, para sentir os mesmos efeitos, será necessário consumir doses cada vez mais altas. O uso excessivo, por sua vez, leva a alterações psicológicas e mentais. Isso, sem falar na parte física, nos danos para o fígado, coração e outros órgãos. Mas o pior efeito do álcool é mesmo a mudança de comportamento que ele provoca no jovem, que poderá ficar mais agressivo e impulsivo, tomando atitudes impensadas”, explica o psicofarmacologista Elizaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

“Se você me ama de verdade, tem que entrar nessa comigo"

POR QUE DIZER NÃO: Alguém que realmente quer o seu bem jamais vai lhe oferecer drogas. Na verdade, o que essa pessoa deseja é obter aprovação: quanto mais pessoas ela puder convencer a experimentar as drogas, menos culpada se sentirá. O que é, de qualquer forma, uma atitude egoísta. “O melhor que você pode fazer por um amigo ou namorado que está envolvido com drogas é mostrar que
consegue viver muito bem sem elas, que não depende desses estímulos para sair, fazer amigos e se divertir”, ensina a psiquiatra.

“Maconha é natural, não faz tão mal quanto o cigarro"

POR QUE DIZER NÃO: “A maconha é tão ‘natural’ quanto o cigarro, pois ambos são feitos a partir da folha de uma planta. Isso não quer dizer que sejam inofensivos. As substâncias cancerígenas, por exemplo, estão presentes nas duas drogas”, alerta Elizaldo. A droga ainda prejudica a memória , diminui a fertilidade do homem e, na mulher, pode levar a alterações no ciclo menstrual. “Quinze dias depois de fumar um cigarro desse tipo, a garota ainda sentirá seus efeitos: uma certa moleza, preguiça e desânimo. Com o tempo, esses sintomas se acentuam, e a garota tende a se isolar, a deixar de estudar e a perder totalmente o interesse por outras atividades que não envolvam a droga. As consequências vão aparecendo aos poucos; a maconha é silenciosa, porém, pode ser bastante perigosa”, alerta Jackeline.
lindsey lohan drogas
Lindsay Lohan também já se envolveu com drogas e bebidas
Foto: Startracks Photo

“Experimenta, só hoje!”

POR QUE DIZER NÃO: Além do risco da dependência de drogas que, como vimos, existe desde a primeira dose, há a possibilidade de prejudicar a sua saúde e, consequentemente, os seus planos para o futuro. “Uma pessoa que tem problema cardíaco e não sabe, por exemplo, pode ter uma complicação séria se fumar maconha, já que ela acelera o ritmo cardíaco. Com o ecstasy, há riscos de elevação da temperatura corporal e da pressão arterial a níveis muito altos, o que pode levar a acidentes fatais. Os perigos existem desde a primeira experiência”, alerta o psicofarmacologista. Como se não bastasse, sob o efeito de drogas você estará mais suscetível a se envolver com um cara que nem conhece, fazer sexo sem camisinha, contrair uma doença e, ainda, engravidar. Exagero? Não, se você imaginar que estará meio fora de si, sem condições de refletir sobre o que está fazendo.

“A cocaína dá um barato inesquecível"

POR QUE DIZER NÃO: Feitos a partir da mesma substância, tanto a cocaína quanto o crack são drogas capazes de gerar efeito rápido e bastante intenso. Por isso mesmo, viciam facilmente, e tendo experimentado uma única vez, é difícil conseguir parar de usar. No organismo, provocam um estado de hiperatividade, insônia e falta de apetite. Os efeitos das duas drogas sobre a saúde são devastadores: a pressão arterial se eleva durante o uso, e o coração pode bater mais rapidamente. Então, é grande o risco de taquicardia, e até de uma parada.

“A gente usa drogas só de vez em quando, não somos

 dependentes"

POR QUE DIZER NÃO: Na real, o papo é bem outro. “Todas as drogas causam dependência e,
com o tempo, é preciso aumentar cada vez mais as doses para se conseguir o mesmo efeito. A pessoa não tem consciência disso, ninguém se vicia por querer. Mas, com o uso, acaba acontecendo. Até que, em alguns meses ou anos, ela tenta parar, e começa a sentir aquela vontade incontrolável de usar, que é o que nós chamamos de “síndrome da abstinência”. Aí, percebe que, por mais que aquilo lhe faça mal, não consegue viver sem”, explica Jackeline. Daí pra frente, as histórias são as mais trágicas: a adolescente começa a abrir mão do convívio com a família, com os amigos, esquece a escola e todos os seus sonhos. É um caminho, muitas vezes, sem volta.

“Se você fumar dois ou três cigarros por dia não pega nada"

POR QUE DIZER NÃO: Basta fumar apenas um cigarro por dia para aumentar os riscos de sofrer de doenças como pneumonia, câncer (de pulmão, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago, etc.),
infarto, bronquite, enfisema pulmonar, derrame e úlcera. Por causa da nicotina, também podem surgir náuseas, dores abdominais, dores de cabeça, entre outros sintomas desagradáveis. Além disso,
quem começa fumando dois ou três cigarros por dia dificilmente continuará se satisfazendo com essa mesma quantidade por muito tempo. Isso sem falar no horror que os cigarros fazem com a aparência: a pele fica seca e sem brilho, os dentes, amarelados, as mãos cheiram a nicotina, a quilômetros de distância... Desse jeito, não há menino que aguente!

“Seus pais nunca vão ficar sabendo"

POR QUE DIZER NÃO: É impossível prever o efeito de uma droga no seu organismo, por mais inofensiva que ela pareça. No caso das drogas ilícitas, além dos riscos para a saúde, há ainda o perigo de ir parar na delegacia. E para explicar isso, em casa? É o tipo de coisa que manda por água abaixo anos e anos de um bom relacionamento com os pais, construído à base de muita negociação. Pode ter certeza de que, ao pegar você num flagra desses, reconquistar a confiança da família vai dar um trabalho daqueles! Não vale a pena arriscar, né?

 

0 comentários:

Postar um comentário