Slide # 1

Slide # 1

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 2

Slide # 2

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 3

Slide # 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque... Mais informações »

Slide # 4

Slide # 4

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

Slide # 5

Slide # 5

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts Mais informações »

sábado, 24 de novembro de 2012

CURSO BÁSICO DE TORNEARIA

Telexfree a melhor forma de investir o seu dinheiro.

 http://www.telexfree.com/jeudi

CURSO BÁSICO DE TORNEARIA MECÂNICA

 Prezado aluno,
Quando você resolveu fazer o curso de Tornearia mecânica na Metalúrgica Kato, se prontificou a aprender uma das mais belas profissões da mecânica por isso desse momento em diante, estariarei disponível a ti ensinar tudo que um profissinal torneiro deve saber.
O nosso objetivo é constuir uma história dentro do sistema educacional brasileiro ajudando no desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira e para a formação profissional de jovens e adultos.
Devido às mudanças ocorridas no modelo produtivo, o trabalhador não pode continuar com uma visão restrita dos postos de trabalho. Hoje, o mercado exigirá de você, além do domínio do conteúdo técnico de sua profissão, competências que lhe permitam tomar decisões com autonomia, proatividade, capacidade de análise, solução de problemas, avaliação de resultados e propostas de mudanças no processo do trabalho. Você deverá estar preparado para o exercício de papéis flexíveis e polivalentes, assim como para a cooperação e a interação, o trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados. É também importante considerar que a produção constante de novos conhecimentos e tecnologias exigirá de você a atualização contínua de seus conhecimentos profissionais, evidenciando a necessidade de uma formação consistente, que lhe proporcione maior adaptabilidade e instrumentos essenciais à auto-aprendizagem. Essa nova dinâmica do mercado de trabalho vem requerendo que os sistemas de educação se organizem de forma ágil, motivo esse que levou a Metalurgica Kato a criar uma estrutura educacionalnvia web sites com o propósito de atender às novas necessidades da indústria, estabelecendo uma formação flexível e modularizada. Essa formação tornará possível a você, aluno do sistema, voltar e dar continuidade à sua educação, criando seu próprio percurso. Além de toda a infra-estrutura necessária a seu desenvolvimento, você poderá contar com o apoio técnico-pedagógico da equipe de educação envolvida nesse projeto.
Mais do que formar um profissional, estamos buscando formar cidadãos.
Seja bem-vindo!

 Uma palavra inicial
Noções de Tornearia - Uma palavra inicial
Meio ambiente...
Saúde e segurança no trabalho...
O que é que nós temos a ver com isso?
Antes de iniciarmos o estudo deste material, há dois pontos que merecem destaque: a relação entre o processo produtivo e o meio ambiente; e a questão da saúde e segurança no trabalho.
As indústrias e os negócios são a base da economia moderna. Produzem os bens e serviços necessários e dão acesso a emprego e renda; mas, para atender a essas necessidades, precisam usar recursos e matérias-primas. Os impactos no meio ambiente muito freqüentemente decorrem do tipo de indústria existente no local, do que ela produz e, principalmente, de como produz.
É preciso entender que todas as atividades humanas transformam o ambiente. Estamos sempre retirando materiais da natureza, transformando-os e depois jogando o que “sobra” de volta ao ambiente natural. Ao retirar do meio ambiente os materiais necessários para produzir bens, altera-se o equilíbrio dos ecossistemas e arrisca-se ao esgotamento de diversos recursos naturais que não são renováveis ou, quando o são, têm sua renovação prejudicada pela velocidade da extração, superior à capacidade da natureza para se recompor. É necessário fazer planos de curto e longo prazo para diminuir os impactos que o processo produtivo causa na natureza.
Além disso, as indústrias precisam se preocupar com a recomposição da paisagem e ter em
mente a saúde dos seus trabalhadores e da população que vive ao redor delas. Com o crescimento da industrialização e a sua concentração em determinadas áreas, o problema da poluição aumentou e se intensificou. A questão da poluição do ar e da água é bastante complexa, pois as emissões poluentes se espalham de um ponto fixo para uma grande região, dependendo dos ventos, do curso da água e das demais condições ambientais, tornando difícil localizar, com precisão, a origem do problema. No entanto, é importante repetir que, quando as indústrias depositam no solo os resíduos, quando lançam efluentes sem tratamento em rios, lagoas e demais corpos hídricos, causam danos ao meio ambiente.

 O processo mecânico de usinagem: torneamento

NESTA SEÇÃO VEREMOS:

1-A importância do torneamento no contexto dos processos mecânicos de usinagem
2-Movimentos principais
3-Tipos de tornos
4-Equipamentos e acessórios
5-Tipos de ferramentas para tornear
6-Materiais das ferramentas
7-Geometria de corte da ferramenta

 MÓDULOS  - 1 e 2
PROFESSOR: Jeudi Medeiros de Souto

Aula 1 - Nomenclatura: "Conhecendo as partes do torno mecânico"Nomenclatura é a classificação de um objeto por partes,destacando o nome de cada uma. Nesta aula vamos conhecer todas as partes funcionais de um torno mecânico. Com este conteúdo você saberá identificar todas as alavancas e demais componentes do torno.
 O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramentas,
acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado
por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a
ser cortado.
 Cavaco. Material que é removido da peça pela ferramenta, quando ela está em
ação. Tem formatos e tamanhos diferentes, conforme o trabalho e o material
utilizado.

Máquina-ferramenta é uma máquina que utiliza ferramentas para realizar o
corte. É comumente conhecida como máquina operatriz.


 Observe a figura 1: a ferramenta penetra na peça que possui somente um tipo de movimento: o rotativo, ou de giro uniforme ao redor do eixo A que permite o corte contínuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente presa
ao porta-ferramenta, contrabalança à reação dessa força.
Fig. 1 – Movimentos do torneamento

Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos
(Figura 2) entre a peça e a ferramenta. São eles:
1. Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.


2. Movimento de avanço: é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.


Fig. 2 – Movimentos empregados no torneamento
Vamos, então, estudar melhor tais movimentos.
3. Movimento de penetração: é o movimento que determina a profundidade de corte ao se empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.



São vários os fatores que influem na velocidade do corte:
1. Material da peça
• material duro – baixa Vc
• material mole – alta Vc
2. Material da ferramenta
• muito resistente – alta Vc
• pouco resistente – baixa Vc
3. Acabamento superficial desejado
4. Tempo de vida da ferramenta
5. Refrigeração
6. Condições da máquina e de fixação


Movimentos principais

 
As formas que a peça recebe são provenientes dos movimentos coordenados e relativos
entre peças e ferramenta.
Como dissemos antes, em toda máquina-ferramenta há três movimentos distintos:
• Movimento de corte (ou principal).
• Movimento de avanço.
• Movimento de aproximação e penetração.
Movimento de corte (ou principal)
O movimento de corte ou principal é realizado pela própria peça no processo de
torneamento, através de seu movimento giratório.
A velocidade do movimento de corte ou principal chama-se velocidade de corte (Vc) e ela
é dada ou medida normalmente em m/min.








Aula 2 - Normas de segurança para o operador e cuidados com o torno Após conhecermos as partes do torno, é necessário aprendermos as normas de segurança. Para operá-lo com segurança e   esponsabilidade vamos destacar as normas de segurança tanto para operador, como também para o
equipamento (torno mecânico).

Aula 3 - Movimentos da Usinagem: "Parâmetros de corte RPM - Avanço e Profundidade de Corte"
Para entendermos o torneamento, precisamos conhecer melhor sobre os movimentos de trabalho que são chamados de parâmetros de corte. Com a união desses movimentos que se inicia a usinagem. Vamos conhecer os movimentos da ferramenta que são: o avanço e a profundidade de corte, e o
movimento da peça que é o RPM (Rotações por minuto).

Aula 4 - Preparação dos parâmetros de corte RPM e avanço Com o conteúdo das aulas anteriores já podemos preparar o torno mecânico para iniciarmos a usinagem. Nesta aula você vai analisar o funcionamento do torno passo a passo, com a transmissão dos movimentos que partem de dentro do cabeçote fixo, até chegar à caixa de avanços e, roscas a caixa norton em três modelos de tornos diferentes: ROMI –NARDINI – MAGNUM CUT.

Aula 5 - Fixar e centrar peça na placa universal Nesta aula vamos aprender a fixar corretamente uma peça na placa universal de três castanhas e, centralizá-la retirando o seu balanço. Ou seja, fixar e centralizar a peça antes de iniciarmos a usinagem. Este processo de centralização será necessário
sempre que fixarmos uma peça na placa de três castanhas. Relação de Aulas - Torneiro Mecânico 



 Movimento de avanço

No processo de torneamento, esse tipo de movimento é contínuo, mas também pode ser intermitente em seqüência de cortes, como na operação de aplainar.
A espessura do cavaco depende do movimento de avanço e a grandeza, basicamente, das características da ferramenta, e, principalmente, da qualidade exigida da superfície usinada.
O movimento de avanço é feito pelo operador, mas pode ser automática também.


Movimento de aproximação e penetração


O movimento de aproximação e penetração serve para ajustar a profundidade (P) de corte,
e, juntamente com o movimento de avanço (A), para determinar a secção do cavaco a ser
retirado, como, no exemplo da figura 3. Esse movimento pode ser realizado manual ou
automaticamente e depende da potência da máquina, assim como da qualidade exigida da
superfície a ser usinada.

O ajuste da profundidade de corte (P) normalmente é medido por meio
de uma escala graduada conectada ao fuso (anel graduado).
a - avanço em [mm/rat.]
p - profundidade em [mm]
Vc - velocidade de corte em [m/min]


- O processo mecânico de usinagem: torneamento
Em máquinas modernas, esses movimentos são hidráulicos


Para que essa aula seja validada poste um comentário sobre a mesma.
Esteja preparado para o segundo módulo a ser postado dia 28 do 11 2012.

0 comentários:

Postar um comentário